Cabo Verde publicou esta sexta-feira em Boletim Oficial a declaração de “situação de calamidade nas ilhas de São Nicolau e do Sal e ainda no concelho de Porto Novo, na ilha de Santo Antão” devido a uma intempérie, em outubro.
A resolução faz referência “aos estragos provocados pela onda tropical que atingiu o país nos dias 10 a 12 de outubro”, com chuva e vento.
As medidas excecionais vão vigorar por seis meses.
O enquadramento visa repor condições de habitabilidade a oito famílias afetadas em São Nicolau e prover formas de mobilidade, de acessibilidade e de segurança à população em Porto Novo.
Pretendem-se também agilizar obras temporárias para repor condições mínimas de funcionamento a espaço atingidos, assim como garantir a segurança de infraestruturas danificadas, em concreto, até à construção de um novo cais de pesca artesanal e recreativa em Preguiça (são Nicolau), bem como do pontão de Santa Maria (Sal).
A intervenção a efetuar no Pontão de Santa Maria, ponto icónico para o turismo, “assume uma natureza temporária”, esclarece a resolução, indicando que “tem como propósito viabilizar a continuidade da utilização em condições de segurança da infraestrutura, designadamente para a prática da atividade de pesca artesanal, durante o período em que decorrerem as obras de construção do novo pontão”
A obra terá financiamento do Banco Mundial, encontrando-se “em fase de adjudicação”, acrescenta-se.
O documento esclarece ainda que a intervenção a realizar no cais de Preguiça “assume igualmente uma natureza temporária”, até que sejam realizadas “as obras de construção do novo cais”, projeto avaliado em 600 milhões de escudos (5,4 milhões de euros) e que “deverá contar com financiamento de parceiros internacionais”.
A Semana com Lusa
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments