sábado, 19 abril 2025

I INTERNACIONAL

Cabo Verde inicia missão para criar Centro de Verificação de Factos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Autoridade Reguladora para a Comunicação Social (ARC) de Cabo Verde inicia hoje, até sexta-feira, uma missão de avaliação com o objetivo de criar um Centro de Verificação de Factos e "combater a crescente desinformação no país".

 

A ARC apontou que "a desinformação, exacerbada pelas redes sociais e pela comunicação digital, tem-se tornado um dos maiores obstáculos para uma sociedade informada e democrática".A proliferação de notícias falsas e campanhas de desinformação, amplificadas pelas redes sociais, "tem prejudicado a compreensão pública e a tomada de decisões informadas", acrescentou.

A missão visa "analisar as condições necessárias para implementar" o centro, que terá um papel fundamental no combate à desinformação, um "problema que afeta profundamente a sociedade cabo-verdiana, especialmente no que diz respeito à confiança nas instituições, aos processos democráticos e à segurança social", explicou a ARC em comunicado.

A missão contará com a presença de especialistas internacionais e é realizada em colaboração com o Escritório Conjunto do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Além da análise das condições necessárias, a missão também irá avaliar os recursos imprescindíveis para a concretização do centro.

A ARC apontou que "a desinformação, exacerbada pelas redes sociais e pela comunicação digital, tem-se tornado um dos maiores obstáculos para uma sociedade informada e democrática".

A proliferação de notícias falsas e campanhas de desinformação, amplificadas pelas redes sociais, "tem prejudicado a compreensão pública e a tomada de decisões informadas", acrescentou.

"Em Cabo Verde, como em muitos países, este fenómeno afeta diversos setores da vida social, e a necessidade de um mecanismo eficiente e independente de verificação de factos é cada vez mais urgente", afirmou.

O Centro de Verificação de Factos será uma instituição independente, dedicada à verificação rigorosa de informações, com o objetivo de promover a literacia mediática e reforçar a responsabilidade na divulgação de notícias, assinala-se.

A proposta inclui o uso de tecnologias avançadas, como Inteligência Artificial (IA), desenvolvidas pelo PNUD, para garantir uma resposta rápida e precisa à desinformação.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

luis abreu
9 days 1 hour

continue assim sr. ministro demorou sim demorou mas nunca é tarde para é nossa terra de esperança bem haja Jorge Figueired ...

Guineense
9 days 23 hours

Ah pois, claro... a Guiné-Bissau não tem patrulheiros com mais de 20 metros, não consegue controlar a pesca ilegal na sua ...

Cuxim
9 days 23 hours

Perante o que está a acontecer em São Vicente, é impossível manter-se calado. A população mindelense está literalmente ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos