sábado, 19 abril 2025

I INTERNACIONAL

EUA:Juiz obriga Governo de Trump a readmitir milhares de funcionários demitidos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Um juiz federal dos EUA ordenou hoje que o Governo do Presidente Donald Trump reintegre milhares de trabalhadores em período probatório dispensados em despedimentos em massa em várias agências.

 

Estima-se que existam 200.000 trabalhadores em estágio probatório nas agências federais, incluindo trabalhadores em início de funções, mas também os que receberam uma promoção recentemente.

 

O juiz William Alsup concluiu que as demissões não cumprem a lei federal e exigiu que fossem enviados pedidos imediatos de reintegração.

As agências pertencem a diferentes departamentos, incluindo Assuntos de Veteranos, Agricultura, Defesa, Energia, Interior e Tesouro.

 A ordem do juiz de São Francisco surgiu numa ação interposta por uma coligação de sindicatos e organizações laborais, enquanto o Governo apoiado pelo Partido Republicano tenta reduzir drasticamente a força de trabalho federal.

Alsup aconselhou as agências a apresentarem um relatório no prazo de sete dias com uma lista de funcionários em período probatório e uma explicação de como os departamentos cumpriram a sua ordem em relação a cada pessoa.

O juiz manifestou descontentamento com o que chamou de tentativa do Governo de contornar as leis e regulamentos que regem a redução da sua força de trabalho — o que é permitido — despedindo trabalhadores em período probatório.

Os advogados do Governo sustentam que os despedimentos em massa foram legais porque as agências individuais analisaram e determinaram se os funcionários em período de avaliação estavam aptos a continuar no emprego.

Estima-se que existam 200.000 trabalhadores em estágio probatório nas agências federais, incluindo trabalhadores em início de funções, mas também os que receberam uma promoção recentemente.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
18 hours 43 minutes

Mesmo abuso de poder a dois meses eles me cobrou 38 000$00 e aqua nao tinha por dois semana e ninguém estava na casa foi rec ...

JCF
1 day 3 hours

Os aeroportos são, por definição, lugares de chegada e acolhimento. Em Cabo Verde, tornaram-se palcos de exclusão silenci ...

Terra
2 days 9 hours

So agora tem lei para coitados mais nao ha para os politicos onde esta decreto casa de banho publico e agua Nho meste bay jun ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos