domingo, 14 setembro 2025

I INTERNACIONAL

Presidente do parlamento cabo-verdiano leva Moçambique na agenda de visita a Angola

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde pretende abordar a situação política em Moçambique durante uma visita a Angola, que decorrerá de quarta-feira a domingo, a convite do parlamento angolano, anunciou esta segunda-feira Austelino Correia.

"Cabo Verde sempre defendeu a estabilidade política, o alinhamento com os princípios e os valores da democracia. (...) Levaremos a nossa proposta para, todos juntos, fazermos a nossa advocacia no sentido de se restabelecer a estabilidade política em Moçambique", no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), afirmou Austelino Correia, numa conferência de imprensa para antecipar a deslocação a Angola.

O líder do parlamento cabo-verdiano apontou, em particular, para "o exercício da liberdade política, da cidadania plena", para que se possa "robustecer, cada vez mais, a democracia" na CPLP e "contribuir para o desenvolvimento", acrescentou.

Durante a visita a Angola, que reforça o acordo de cooperação parlamentar (assinado em julho de 2023), estão previstas reuniões oficiais, incluindo um encontro com o Presidente angolano, João Lourenço.

A agenda prevê debates acerca da CPLP, conflitos em África, com destaque para a República Democrática do Congo, e impactos das alterações climáticas.

"Angola é um país com vastas reservas naturais que pode desempenhar um papel importante na mitigação da insegurança alimentar em África", afirmou Austelino Correia.

Moçambique enfrentou um período de instabilidade após as eleições gerais de outubro, rejeitadas por Venâncio Mondlane, opositor do candidato da Frente de Libertação de Moçambique, Daniel Chapo, que foi empossado como Presidente da República, em janeiro.

As tensões aliviaram-se, mas continua a haver episódios de violência e protestos em vários pontos do país.

Em dezembro, o Presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, manifestou preocupação com a crise pós-eleitoral em Moçambique, apelando ao diálogo e à serenidade entre todas as forças políticas para uma resolução pacífica da situação.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
20 hours 14 minutes

Dja manshe oi nhas povo Cabo Verde e mesmo complicado nao que fazer com isso sr, Sofre calado, Oprezidente que nos temos nao ...

Terra
20 hours 19 minutes

Hahah Ropa sujo ta labado dento casa? promero urgente e politicos dentro de stado ki fazę kel ki nhos cre Hahah? Coitado ten ...

Terra
2 days 11 hours

Em nome de Deus nho djudano compo nó terra para todos nos segundo eo nosso desejo pa trano des pecado dos políticos que es ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos