domingo, 14 setembro 2025

I INTERNACIONAL

Cabo Verde constitui equipa para acompanhar políticas migratórias dos EUA

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Governo de Cabo Verde constituiu uma equipa multissetorial para acompanhar as novas políticas migratórias da administração norte-americana, anunciou hoje a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, relativamente ao país que tem a maior comunidade emigrada do arquipélago.

“Estamos a acompanhar aquilo que têm sido as novas abordagens que o Governo dos Estados Unidos vem imprimindo à sua política migratória”, referiu Miryan Vieira, em conferência de imprensa.

O Governo está a fazer “concertação, a nível nacional, tendo já de pé uma equipa multissetorial para acompanhar todas as informações no que se refere às políticas migratórias, porque têm um grande impacto em Cabo Verde”, acrescentou.

“A maior comunidade emigrada reside nos Estados Unidos”, apontou.

A governante referiu que quaisquer deportações, por exemplo, terão de obedecer a procedimentos, que incluem a comunicação entre autoridades dos dois países e a defesa de direitos e da dignidade humana, entre outros aspetos.

A diáspora cabo-verdiana em todo o mundo, com 1,5 milhões de pessoas, representa o triplo da população residente nas ilhas e é uma dos pilares da economia do país graças ao envio de remessas financeiras e apoios familiares.

Não se sabe quantos vivem em cada país, mas o Instituto Nacional de Estatística (INE) cabo-verdiano tem em curso um projeto de “mapeamento da diáspora”, apoiado pelo Banco Mundial e que já contou com três mesas redondas de apresentação, em São Tomé e Príncipe, Portugal e nos Estados Unidos, junto de comunidades na região de Boston.

O novo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, garantiu, na sua tomada de posse, que vai expulsar "milhões e milhões" de imigrantes ilegais, medida que os especialistas consideram que irá afetar todo o cenário da migração global em 2025.

Numa das ordens executivas que assinou, foi restaurada a diretiva para deportar qualquer pessoa que não tenha documentos, independentemente do que tenha feito ou da situação familiar, sem critérios de prioridade. A agência ICE, autoridade para o efeito, poderá entrar em escolas, igrejas e hospitais para deter pessoas.  

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
22 hours 47 minutes

Dja manshe oi nhas povo Cabo Verde e mesmo complicado nao que fazer com isso sr, Sofre calado, Oprezidente que nos temos nao ...

Terra
22 hours 52 minutes

Hahah Ropa sujo ta labado dento casa? promero urgente e politicos dentro de stado ki fazę kel ki nhos cre Hahah? Coitado ten ...

Terra
2 days 13 hours

Em nome de Deus nho djudano compo nó terra para todos nos segundo eo nosso desejo pa trano des pecado dos políticos que es ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos