sexta-feira, 18 outubro 2024

E ECONOMIA

Caso BPN: José Vaz Mascarenhas em Cabo Verde a liquidar o banco: “Há um atraso no fecho das contas”

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O presidente do Banco Insular (BI), que é também o dono formal da entidade bancária responsável por grande parte do buraco financeiro do BPN, está em Cabo Verde, mas segundo o Correio da Manhã, está disponível para voltar a prestar depoimento no Parlamento português. A contabilidade do banco em Cabo Verde está a atrasar o regresso de José Vaz Mascarenhas a Portugal.

"Mantenho a disponibilidade em voltar a ser ouvido as vezes que forem precisas", afirmou José Vaz Mascarenhas, sublinhando não ter "nenhum impedimento" em prestar novo depoimento.

Mas esta vontade é contrariada por atrasos na contabilidade do banco. "Há um atraso no fecho das contas de 2008", garantiu, explicando: "Escrevi ontem à comissão a dizer que vejo com alguma dificuldade estar em Lisboa antes do final da próxima semana".

O certo é que, após um pedido de adiamento de mais trinta dias, a comissão deverá ver os seus trabalhos encerrados a 14 de Maio, o que diminui a hipótese de se calendarizar uma nova audição do presidente do Banco Insular.

Mascarenhas garante que, em 2008 o BI terá tido resultados positivos mas, acrescenta, "como não foram feitas as provisões em relação à qualidade dos créditos, esse valor sai afectado". "O total do balanço do banco deverá ser superior a 200 milhões de euros, dos quais nem tudo é crédito irrecuperável." Aliás, a situação do banco é afectada pelos muitos créditos concedidos a empresas do grupo SLN. "É provável que nem todos sejam pagos no seu vencimento sem haver problemas."

José Vaz Mascarenhas está em Cabo Verde para tratar dos procedimentos necessários à liquidação do banco. Segundo o presidente desta instituição, "o Banco Insular está reduzido a uma fracção de um prédio, que ainda não foi vendido, e a um automóvel".

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Braga Maria Cobom di Nona
9 days 2 hours

Desta forma não vamos ter estabilidade na saúde na região Fogo/Brava.

D. G. WOLF
17 days 5 hours

A auto-ajuda é o refúgio dos falhados.

João Mendes
21 days 1 hour

Estamos a assistir a um hediondo crime apoiado pela América

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos