sábado, 30 agosto 2025

E ECONOMIA

Câmara de comércio entre Brasil e Cabo Verde inicia as actividades

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A cidade de Fortaleza, no Ceará, vai albergar a Câmara Brasil-Cabo Verde, que foi apresentada esta quarta-feira durante XIII Encontro Internacional de Negócios do Nordeste. O novo órgão foi criado para facilitar as relações comerciais entre os dois países, além de incentivar o intercâmbio institucional e cultural.

Segundo o jornal Diário do Nordeste, as exportações do Ceará para este arquipélago no ano passado chegaram a 10,6 milhões de dólares, o que posiciona o estado como a segunda maior região brasileira exportadora de produtos para Cabo Verde, atrás apenas de São Paulo que somou 11,3 milhões de dólares.

"Ainda não existe acordo bilateral na área do comércio entre os dois países. Portanto, a nossa principal bandeira é tentar estabelecer uma agenda diplomática para diminuir a burocracia e fomentar uma logística mais proactiva", diz a vice-presidente da câmara, Ruby Araújo.

A empresária destaca que actualmente uma encomenda de origem cearense leva até 70 dias para desembarcar em Cabo Verde. Isso porque os produtos são escoados pelo porto de Santos (que fica em São Paulo) ou pelo porto de Paranaguá (no estado do Paraná). "Hoje, na nossa pauta de itens exportados predominam o material de construção, o ferro, o electrodoméstico e a margarina. Com a logística sendo optimizada também poderemos enviar produtos da fruticultura e da floricultura cearense", detalha.

A escolha do Ceará justifica-se pela proximidade geográfica com Cabo Verde. "Estrategicamente, foi o primeiro Estado brasileiro a garantir uma linha regular operada pela TACV", informa à Lusa o presidente da câmara Juventude Gondim. Ele revela que a apresentação da câmara no arquipélago cabo-verdiano deve ocorrer na segunda quinzena de Maio.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
7 days 1 hour

Ate 130 000 escudos para Cabo Verde edemas com toda tereno do estado que ele tem no seu poder ainda quer mais cara do pau, ...

ahahahag
7 days 17 hours

Olha, os caboverdianos têm uma habilidade quase artística para cair nesses esquemas das encomendas mágicas — mas quando ...

Nais
8 days 9 hours

Basta desocupar ou ocupar os espaços com processos armazenados há mais de 10 anos. O povo está farto e re ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos