quinta-feira, 19 setembro 2024

E ECONOMIA

Governo “não conseguiu justificar” mais de nove milhões de contos do fundo dedicado à covid-19 – PAICV

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
 

O presidente do PAICV, Rui Semedo, reiterou esta sexta-feira que o Governo “não conseguiu justificar” mais de nove milhões de contos do fundo da covid-19 tendo, também, “muitas explicações a dar sobre ‘muitos fundos’ e recursos utilizados”.

 “O Governo não conseguiu justificar mais de nove milhões de contos do fundo dedicado à covid-19. Significa que foi desviado do seu objectivo inicial. O Tribunal de conta indicou no seu relatório. E aqui perguntamos, quem vai repor este mais de nove milhões de contos que não estão esclarecidos e que o Governo recusa explicar para onde foram”, questionou.

Rui Semedo falava em conferência de imprensa na sequência do relatório da inspecção administrativa e financeira efectuada pela Inspecção Geral das Finanças (IGF) e que incidiu sobre as despesas com o pessoal da Presidência da República, recentemente divulgado.

“Não devemos perder de vista que o Governo tem muitas explicações a dar sobre muitos fundos e recursos utilizados. Ninguém se esqueceu das inspecções que foram feitas e engavetadas, e essas mesmas inspecções detectaram ilegalidades, irregularidades e avultadíssimos recursos utilizados de forma intransparente, irregular e ilegal”, sublinhou.

Segundo o líder do maior partido da oposição, para além dessas inspecções “engavetadas” e que a inspecção também indicou responsabilidades, que “ninguém sabe delas” há outras mais recentes, revelando, por exemplo, que na chefia do Governo há mais de trinta mil contos de fundos utilizados por ajustes directos sem também dar explicações e sem concursos.

E o primeiro-ministro deveria dar claramente este sinal de se abrir à inspecção, à avaliação e à fiscalização”, desafiou.

Rui Semedo concluiu observando que o relatório da inspecção administrativa e financeira efectuada pela Inspecção Geral das Finanças (IGF) sobre as despesas com o pessoal da Presidência da República é pacífico, mas o que não é pacífico é o que as pessoas ligadas ao Movimento para a Democracia (MpD) tentam fazer ao Presidente da República.

Que nunca aceitaram o Presidente da República José Maria Neves e tentam condicionar, impedir, perseguir e afrontar o Presidente da República”, exteriorizou.

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

joao neves2
7 days 3 hours

Porquê que as eleições têm de ser realizadas apenas num Domingo? O Governo não pode conceder tolerância de ponto?

D. G. WOLF
15 days 22 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
20 days 1 hour

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos