quinta-feira, 19 setembro 2024

E ECONOMIA

Paris’2024: Samuel Freire vai tentar superar o recorde nacional na maratona

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O atleta internacional cabo-verdiano Samuel Freire prepara-se para representar Cabo Verde na maratona dos Jogos Olímpicos de Paris’2024 já no sábado, 10, “sem stress” para bater o seu próprio recorde nacional.

Samuel Freire, 33 anos, chega a Paris com a marca de 02 horas 11 minutos e 01 segundo, proeza alcançada na 39.ª Maratona de Sevilha (Espanha) e que selou a sua qualificação para Jogos Olímpicos Paris’2024 por quota de universalidade.

Depois de praticamente um mês no Quénia, onde esteve a treinar em altitude, o atleta de São Lourenço dos Órgãos que nos últimos anos vem treinando em Portugal representando o Vitória de Setúbal depois de ter envergado as insígnias do SL Benfica, considerou ter adquirido experiência e bagagem no Quénia para minimizar o seu record nas XXXIII Olimpíadas.

“Neste momento estou na melhor forma, muito melhor de quando fiz a minha estreia na maratona [prova que selou o recorde de Cabo Verde e, que viria a ditar o apuramento olímpico]”, realçou, para depois admitir que as condições meteorológicas e geográficas de Paris, com muitas subidas descidas vão certamente dificultar os atletas, explicou.

Disse que o treino do Quénia correu bem, ainda que nos primeiros tempos tivesse enfrentado problemas relacionados com a alimentação e o clima diferente, mas que com o decorrer do tempo teve que se adaptar para cumprir a programação.

Atleta originário de São Lourenço dos Órgãos, interior de Santiago, residente nos últimos anos em Portugal, Samuel Freire é recordista nacional da maratona com o tempo de 02 horas 11 minutos e 01 segundos, proeza alcançada na 39ª Maratona de Sevilha (Espanha).

Detém ainda o recorde de Cabo Verde nos 5.000 metros, atingido no Meeting de Bruxelas (Bélgica), em Maio último, com a marca de 13 minutos, 55 segundos e 36 segundos.

É ainda recordista nacional dos 1.500 metros com o tempo de 03 minutos, 45 segundos e 94 centésimos, alcançados em Bilbao (Espanha), em Junho de 2017.

Cabo Verde já conta a sua primeira medalha olímpica de sempre, a de bronze, conquistada nos Jogos Olímpicos Paris’2024 pelo pugilista David Pina em menos 51 quilogramas.

 

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

joao neves2
7 days 8 hours

Porquê que as eleições têm de ser realizadas apenas num Domingo? O Governo não pode conceder tolerância de ponto?

D. G. WOLF
16 days 4 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
20 days 6 hours

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos