quarta-feira, 23 julho 2025

E ECONOMIA

Treze pessoas suicidaram-se após acusações injustas dos Correios britânicos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Pelo menos 13 pessoas ter-se-ão suicidado no Reino Unido após serem injustamente acusadas de desviar dinheiro dos Correios britânicos, um erro provocado por uma falha informática, revela um relatório publicado hoje.

Entre 1999 e 2015, centenas de pessoas que trabalhavam nas agências dos Correios britânicos [Post Office em inglês] foram injustamente condenadas por roubo, fraude e falsa contabilidade, tendo algumas sido presas e outras forçadas a declarar falência.

Alguns perderam as suas casas, enquanto outros sofreram problemas de saúde e nas suas relações familiares ou foram ostracizados pelas suas comunidades.

O juiz aposentado Wyn Williams, que preside a um inquérito público sobre o escândalo, afirmou num relatório publicado hoje que 13 pessoas se suicidaram e outras 59 tiveram pensamentos suicidas devido ao impacto nas suas vidas.

O culpado foi um sistema informático de contabilidade chamado Horizon introduzido pelos Correios há 25 anos nas agências para automatizar a contabilidade das vendas. 

No entanto, o programa apresentava frequentemente défices falsos nas contas, levando os Correios a processar judicialmente os gerentes das agências por desonestidade para os obrigar a reembolsar o dinheiro.

No total, o relatório refere que cerca de mil pessoas foram processadas e condenadas com base no sistema defeituoso.

Os problemas dos Correios, que são propriedade do Estado mas funcionam como uma empresa privada, eram conhecidos há anos.

Mas a dimensão total da injustiça só se tornou amplamente conhecida no ano passado, quando um programa de ficção televisivo inspirado no caso galvanizou o apoio às vítimas.

O Governo introduziu, entretanto, legislação para anular as condenações e indemnizar as vítimas.

O relatório de terça-feira foi o primeiro a ser publicado pelo inquérito, que deverá emitir um novo relatório numa data posterior, no qual serão potencialmente identificados culpados.

 

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

jorge lopes
5 days 10 hours

Chega de tretas. A sério. Este teatrinho de acusações sobre “manuais secretos”, “estratégias de guerra suja” e ...

djonsa
6 days 4 hours

Ah, estas megaoperações com nome pomposo — “Plano Operacional Verão 2025 em Segurança” — são mesmo o equivalente ...

jl
6 days 10 hours

E lá vêm eles outra vez com os planos públicos de “segurança”, com nomes sonantes como “Verão Seguro 2025”, chei ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos