A Presidência cabo-verdiana realiza dias 07 e 08 de junho, na ilha do Sal, a III Conferência da Década dos Oceanos, iniciativa global das Nações Unidas, em que pretende “enriquecer” as políticas públicas.
“Vamos debater, procurar influenciar”, disse o chefe de Estado, instando as autoridades nacionais e locais a “aproveitar este manancial de ideias” para “enriquecer” o processo de formulação de políticas públicas” sobre a gestão dos oceanos.
“Não vamos tomar nenhuma decisão”, o objetivo é sensibilizar, disse José Maria Neves, em conferência de imprensa, na cidade da Praia, para anunciar o evento, que vai decorrer sob o lema “Oceanos sustentáveis. Sociedades Resilientes: educando para o futuro”.
O Presidente cabo-verdiano, patrono da década dos oceanos e ‘champion’, titulo atribuído pela União Africana (UA), para a preservação do património natural e cultural de África, disse que quer “aumentar a literacia oceânica” e promover recursos relacionados com o mar.
A conferência internacional vai contar com especialistas como a diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco, na sigla em inglês), Audrey Azoulay, com uma comunicação por plataformas digitais.
Vão estar em discussão temas como a educação sobre os oceanos sustentáveis, desafios de sustentabilidade e desenvolvimento económico baseado no mar.
Haverá ainda exposições, uma feira de gastronomia e uma campanha de limpeza na zona piscatória de Palmeira, povoação portuária da ilha do Sal, no Dia Mundial do Oceano, a 08 de junho.
A quase totalidade do território (99%) de Cabo Verde é composta por mar, dada a dispersão e dimensão proporcionalmente reduzida das 10 ilhas do arquipélago.
Na conferência de imprensa, José Maria Neves referiu que os cabo-verdianos estão cada vez mais a “voltar-se para o mar”.
O chefe de Estado deu como exemplo o desenvolvimento dos desportos náuticos e aquáticos, discussões e debates à volta das pescas, atividades de investigação e a dinamização da Estratégia de Desenvolvimento da Economia Azul, levada a cabo pelo Governo.
A primeira conferência de Cabo Verde no âmbito da Década dos Oceanos da ONU foi realizada em São Vicente (2022) e a segunda na cidade da Praia (2023).
A Semana com Lusa
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments