sexta-feira, 14 junho 2024

PR cabo-verdiano promove conferência dos oceanos para enriquecer políticas

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Presidência cabo-verdiana realiza dias 07 e 08 de junho, na ilha do Sal, a III Conferência da Década dos Oceanos, iniciativa global das Nações Unidas, em que pretende “enriquecer” as políticas públicas.

Vamos debater, procurar influenciar”, disse o chefe de Estado, instando as autoridades nacionais e locais a “aproveitar este manancial de ideias” para “enriquecer” o processo de formulação de políticas públicas” sobre a gestão dos oceanos.

Não vamos tomar nenhuma decisão”, o objetivo é sensibilizar, disse José Maria Neves, em conferência de imprensa, na cidade da Praia, para anunciar o evento, que vai decorrer sob o lema “Oceanos sustentáveis. Sociedades Resilientes: educando para o futuro”.

O Presidente cabo-verdiano, patrono da década dos oceanos e ‘champion’, titulo atribuído pela União Africana (UA), para a preservação do património natural e cultural de África, disse que quer “aumentar a literacia oceânica” e promover recursos relacionados com o mar.

A conferência internacional vai contar com especialistas como a diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco, na sigla em inglês), Audrey Azoulay, com uma comunicação por plataformas digitais.

Vão estar em discussão temas como a educação sobre os oceanos sustentáveis, desafios de sustentabilidade e desenvolvimento económico baseado no mar.

Haverá ainda exposições, uma feira de gastronomia e uma campanha de limpeza na zona piscatória de Palmeira, povoação portuária da ilha do Sal, no Dia Mundial do Oceano, a 08 de junho.

A quase totalidade do território (99%) de Cabo Verde é composta por mar, dada a dispersão e dimensão proporcionalmente reduzida das 10 ilhas do arquipélago.

Na conferência de imprensa, José Maria Neves referiu que os cabo-verdianos estão cada vez mais a “voltar-se para o mar”.

O chefe de Estado deu como exemplo o desenvolvimento dos desportos náuticos e aquáticos, discussões e debates à volta das pescas, atividades de investigação e a dinamização da Estratégia de Desenvolvimento da Economia Azul, levada a cabo pelo Governo.

A primeira conferência de Cabo Verde no âmbito da Década dos Oceanos da ONU foi realizada em São Vicente (2022) e a segunda na cidade da Praia (2023).

A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Antonio
17 days 11 hours

Que grande reflexão do Água Lusa!!! Bem enquadrado. Até os nascidos na era portuguesa não são valorizados.

Daniel Dias
21 days 15 hours

Coitado do Leão Vulcão. Perdeu o emprego.

liketerra
23 days 8 hours

A criminalidade Murdeira já é de muito tempo e inclui os proprios admnistradores condominio que mandam os guardas agridi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências