quarta-feira, 05 fevereiro 2025

PAICV discorda que se peça desculpa pelo período de monopartidarismo em Cabo Verde

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O presidente do PAICV, maior partido da oposição cabo-verdiana, contestou esta terça-feira a sugestão do líder parlamentar do Movimento pela Democracia (MpD, no poder) de o Estado pedir desculpas pelos anos de partido único, entre 1975 e 1991.

"Não se pode pedir desculpas pela independência e pelas conquistas que trouxe", declarou Rui Semedo, citado pela Rádio de Cabo Verde (RCV), acerca da época em que o seu partido detinha o poder.

Em contrapartida, o presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) indicou os avanços alcançados nesse período: "Foi um momento de maximização do ensino, abrindo oportunidades para a formação de crianças, jovens e adolescentes".

Semedo disse ainda que “os grandes investimentos" em saúde, transporte marítimo e criação de empresas essenciais ao desenvolvimento do país foram feitos nessa época.

"É um momento de criação das principais empresas de Cabo Verde que vieram a ser privatizadas posteriormente, que lançaram as bases para o abastecimento das ilhas e o combate à fome ", lembrou.

Rui Semedo concluiu defendendo que essa fase deve ser vista como um marco na construção do país.

No ano em que se celebram 50 anos de independência, Celso Ribeiro sugeriu que o Estado fizesse um pedido de desculpas à população pelos 15 anos de partido único, durante o discurso da bancada parlamentar do MpD na cerimónia dos 33 anos das primeiras eleições multipartidárias, celebrados na segunda-feira.

Para Celso Ribeiro, esse "pedido de desculpas pelo monopartidarismo faria bem à nação" e seria "nobre", contribuindo para "sarar feridas ainda abertas na sociedade".

 

A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Lucas Rincon
6 days 20 hours

Há muito tempo que os técnicos recomendaram "vestir" esses troços perigosos com redes metálicas.

Dje d Soncent
18 days 16 hours

Mulheres no poder

Julio Goto
18 days 16 hours

...Desrrespeito Nacional .Ausencia da TCV/RTC num mundial.Somos Proficionais Amadores ou o Deus Dará.

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos