segunda-feira, 15 setembro 2025

Human Rights Watch pede a África para acelerar programas educativos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 A Human Rights Watch (HRW) defendeu  este domingo que os governos africanos devem acelerar programas para garantir uma educação gratuita e de qualidade para todos, num continente onde 98 milhões de crianças e adolescentes em idade escolar não estudam.

“Milhões de crianças em África não conseguem estudar, enquanto outros milhões estão na escola, mas não recebem a educação de qualidade que os seus governos se comprometeram a fornecer”, disse o diretor da HRW, Mausi Segun.

Num comunicado, emitido por ocasião do Dia da Criança Africana, que a União Africana (UA) comemora hoje, esta organização internacional não-governamental considera que esta realidade “contradiz as obrigações em matéria de direitos humanos”.

Mausi Segun acrescentou que embora "tenham sido feitos progressos significativos em todo o continente para eliminar as disparidades de género, há mais raparigas do que rapazes que não frequentam a escola e muitas abandonam os estudos antes de concluírem o ensino primário ou secundário".

A HRW apelou a todos os governos de África "para que tomem medidas mais fortes para promover a educação gratuita e acabar com a prática de cobrar aos estudantes propinas e taxas de inscrição não oficiais, material escolar e uniformes, bem como outros custos indiretos, como o transporte escolar".

Nos últimos anos, alguns países tomaram decisões positivas, como a Zâmbia, que em 2022 implementou a educação gratuita desde o jardim de infância até ao ensino secundário nas escolas públicas.

Nesse mesmo ano, Madagáscar adotou um projeto de lei para proporcionar um ano gratuito e obrigatório de educação pré-escolar.

Já a Serra Leoa aprovou uma nova lei educacional em 2023 que visa garantir 13 anos completos de educação gratuita aos seus jovens.

A Semana com Lusa 

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
2 days 7 hours

Dja manshe oi nhas povo Cabo Verde e mesmo complicado nao que fazer com isso sr, Sofre calado, Oprezidente que nos temos nao ...

Terra
2 days 7 hours

Hahah Ropa sujo ta labado dento casa? promero urgente e politicos dentro de stado ki fazę kel ki nhos cre Hahah? Coitado ten ...

Terra
3 days 21 hours

Em nome de Deus nho djudano compo nó terra para todos nos segundo eo nosso desejo pa trano des pecado dos políticos que es ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos