A abertura da 13ª edição do Kriol Jazz Festival 2024 arrancou nesta quinta feira (04) com as atuações de Jorge Pardo & Armando Orbón (Espanha) e Soren Araújo-Trio (Cabo Verde). Na mesma noite o festival prestou uma homenagem ao compositor cabo-verdiano Manuel da Conceição Dias Fernandes, mais conhecido por Ney Fernandes.
Por volta das 22:00H desta quinta-feira, deu-se início à décima terceira edição do Kriol Jazz Festival, na Praça Luís de Camões, cidade da Praia, certame que pretende contribuir para o desenvolvimento económico e promoção turística da capital.
Como já é habitual o primeiro dia de certame coincide com o encerramento da AME (Atlantic Music Expo), sendo o primeiro dia com entrada livre.
O compositor e instrumentista espanhol Armando Orbón deu arranque ao festival com o seu violão, aquecendo o público. Logo depois juntou-se a ele o flautista e saxofonista Jorge Pardo, compartilhando a paixão por projetos musicais, parceria e colaborações.
O encontro entre Pardo e Orbon resultou, segundo a organização do evento, em um projeto que celebra uma seleção de compositores, desde Piazzolla até Héctor Villa-Lobos. “Nessa fusão encantadora de estilos, a música erudita nos transporta para mundos e sonoridades de expressiva beleza”, manifesta.
Homenagem a Ney Fernandes
No decorrer da noite a organização do KJF chamou ao palco Ney Fernandes, o homenageado da noite, para uma breve cerimónia de reconhecimento, com projeção de um vídeo depoimento do compositor.
A decisão de homenagear Ney Fernandes, explica o vereador para a área da Cultura da Câmara Municipal da Praia, Jorge Garcia, em entrevista para o Caderno Especial Kriol Jazz Festival 2024, “tem a ver com o facto de lhe sermos gratos pela contribuição que ele deu em prol da afirmação da música cabo-verdiana”, enquanto compositor, intérprete e multi-instrumentista.
Fernandes agradeceu pela escolha da sua pessoa a ser homenageada e compartilhou o momento com todos presentes.
Para fechar esse momento, Ney Fernandes juntamente com o seu companheiro de “grandes jornadas musicais” Vladimir Morais, mais conhecido por Ribita, embalaram o público com um momento musical.
A última atuação da noite esteve a cargo do guitarrista cabo-verdiano Soren Araújo-Trio, que levou ao palco as cordas e percussividade do seu violão, fazendo vibrar o público.
Soren Araújo encerrou a noite com a música Ilha de Santiago, música de Mário Lúcio em reconhecimento pela sua jornada como guitarrista do músico.
Salif Keita (Mali) e Steven Coleman (EUA) são os destaque da sessao de hoje
Hoje, dia 05, às 20:30H, o certame estará de volta com atuações de dois dos grandes destaques desta edição, Salif Keita (Mali) e Steven Coleman (EUA). Apresentam também no segundo dia de festival, Tibau Tavares e Munganga Band, uma junção de Cabo Verde e Áustria. E ainda para encerrar a noite sobem ao palco Afro Cuban Jazz Project da Cuba.
Como já é tradição a Praça Luís de Camões é palco habitual, onde apresenta um cartaz diversificado, contudo fiel à base jazzística, com artistas oriundos de várias origens e nações.
05 de abril 2024
Terms & Conditions
Report
My comments