sábado, 05 julho 2025

Futebol: Sal “revive glória de 1997” em homenagem à equipa campeã do Inter-Ilhas

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Salão Nobre da Câmara Municipal do Sal foi palco hoje de uma cerimónia de homenagem à seleção regional do Sal que conquistou o título de campeã do Torneio Inter-Ilhas em 1997.

O evento, fruto da parceria entre a Associação Regional de Futebol do Sal e a autarquia salense, reuniu membros da equipa vitoriosa, representantes dos que se encontram fora da ilha e personalidades do futebol cabo-verdiano.

Durante a homenagem, os integrantes da equipa de 1997 e os representantes dos jogadores ausentes foram agraciados com uma camisola, réplica do equipamento usado pela seleção da ilha na ocasião histórica.

O representante da Associação Regional do Sal, Igo Gomes, expressou a sua gratidão pela parceria com a autarquia salense, que permitiu honrar aqueles que trouxeram o primeiro título inter-ilhas para a ilha do Sal.

O secretário-geral da Federação Cabo-Verdiana de Futebol, Dan Merkel, recordou a sua experiência pessoal como apanha-bolas em 1997, vivenciando de perto a conquista.

A mesma fonte relembrou as seleções anteriores que, em sua visão, “pavimentaram o caminho” para o sucesso da equipa de 97, e enfatizou que a história é construída por conexões entre gerações.

O capitão da seleção do Sal de 1997, Tó Pinheiro, também dirigiu algumas palavras de agradecimento à associação e à autarquia pela homenagem.

Aproveitou a oportunidade para encorajar a actual seleção e a equipa da Palmeira pela recente conquista do Campeonato Nacional.

Por sua vez, o selecionador da equipa campeã, Alcides Spencer Brito, conhecido como Tchinoa, saudou a actual seleção da ilha, desejando que repitam o feito de 1997.

Frisou que a vitória de 1997, onde derrotaram São Vicente por 1-0, foi fruto de um trabalho árduo, da união de bons elementos e da paixão pelo futebol.

Brito mencionou a primeira seleção do Sal pós-independência, em 1976, e a seleção de 1985, que foi vice-campeã em São Vicente.

O presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, destacou o duplo sentido da homenagem, que visou não apenas celebrar a seleção vencedora de 1997, mas também incentivar a atual seleção que está a disputar os jogos do Grupo A do Inter-Ilhas 2025 no Sal.

Lopes reiterou que a ilha do Sal, neste momento, se encontra no topo do futebol em Cabo Verde.

Os jogos da Taça Independência continuam na tarde de hoje, a contar para a terceira jornada do Grupo A, com a seleção do Sal a entrar em campo ante a seleção de São Nicolau, às 15:00.

No segundo jogo jogam as seleções de São Vicente e Boa Vista, às 17:00.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
1 day 17 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
2 days

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
2 days 11 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos