O Presidente francês, Emmanuel Macron, nomeou esta sexta-feira o aliado centrista François Bayrou como novo primeiro-ministro, depois de uma votação parlamentar histórica ter derrubado o anterior governo de Michel Barnier em 04 de dezembro.
Esta é mais uma tentativa de Macron para acabar com a crise política que afeta o país europeu
François Bayrou, de 73 anos, e bem conhecido na política francesa há décadas ficou agora "encarregue de formar um Governo", segundo dá conta um comunicado de imprensa da Presidência.
O político, recentemente ilibado num caso de alegado desvio de fundos do Parlamento Europeu, terá de sobreviver à censura parlamentar e restaurar a estabilidade do país, uma vez que nenhum partido detém a maioria na Assembleia Nacional.
Bayrou será o quarto chefe de Governo este ano, substituindo o conservador Michel Barnier, nove dias após uma votação de desconfiança ter derrubado o seu Executivo, o mais curto do país desde aSegunda Guerra Mundial, refere a agência EFE. A sua primeira tarefa será preparar um orçamento para 2025, justamente o obstáculo que derrubou Barnier.
Os líderes da oposição francesa aceitaram, entretanto, a nomeação de François Bayrou como primeiro-ministro, mas ameaçam censurar o novo Executivo caso não exista uma mudança política.
A Semana com Lusa
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments