segunda-feira, 23 dezembro 2024

Protestos de professores: Adesão superior a 50% em Ribeira Brava de São Nicolau, Sal com baixa participação mas marca nova manifestação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Professores realizaram várias manifestações neste sábado, 05 de outubro, Dia Mundial do Professor, em protesto contra o envio da proposta de decreto-lei do Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR) ao Parlamento para  debte e aprovação. De acordo com informações obtidas pelo Asemanaonline junto dos Delegados Sindicais, a adesão superou 50% na ilha de São Nicolau, enquanto que foi considerada fraca na turística ilha do Sal. Mas está previsto um novo protesto na ilha para a próxima segunda-feira, 07 de outubro, em resposta às condições precárias enfrentadas pela classe.

Por Silavana Gonçalves/Redação 

Os sindicatos organizaram este protesto após o Governo ter encaminhado ao Parlamento a Proposta de Lei que aprova o Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR) do Pessoal Docente, sem consultar os representantes da categoria.

Os sindicatos esperavam que, após o veto ao diploma referido, fossem convidados a retomar as negociações para melhorar o documento. No entanto, lamentam que o Governo tenha optado por um caminho que, segundo eles, “impede o desenvolvimento da carreira do professor”. Diante disso, apelam à Bancada Parlamentar e aos Deputados dos partidos (MpD, PAICV,UCID) para que realizem uma análise criteriosa da proposta e ajam com bom senso na votação.

 

Ilha do Sal: Fraca participação  e novos protestos marcados

Os professores da ilha do Sal também participaram das manifestações, como em outras ilhas, exibindo cartazes com palavras de ordem como “respeito” e “melhoria salarial”, embora a adesão tenha sido fraca.

Segundo João Baptista, Delegado Sindical do SINDEP na ilha, a participação foi baixa, mas uma nova manifestação já está marcada para a próxima segunda-feira, 07 de outubro.

Esse novo protesto, que começará às 08:00 em frente a diversas escolas, contará não apenas com a presença dos professores, mas também dos pais e encarregados de educação, que protestam contra a falta de docentes, turmas numerosas, entre outras questões. Baptista explica que os pais estão insatisfeitos com essas condições e, por isso, se unem à luta dos docentes em busca de melhores condições de ensino para seus filhos.

 

Ilha de São Nicolau: Adesão expressiva

Em São Nicolau, a concentração dos manifestantes ocorreu por volta das 10h em Chãzinha, seguindo em direção ao centro da Vila de Ribeira Brava. A manifestação contou com uma adesão expressiva, com mais de 50% de participação, apesar da chuva que caiu pela manhã, o que prejudicou um pouco a marcha. Segundo informações do SINDEP, a quantidade de participantes foi considerada satisfatória. Neste Dia Mundial dos Professores, a mobilização, embora motivo de tristeza para a categoria, foi vista como essencial diante da postura intransigente do Governo.Os dados de Tarrafal estavam ainda por ser apurados no momento do fecho desta edição.

 

O Dia Mundial dos Professores, comemorado anualmente no dia 5 de outubro, foi instituído pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1994, com o objetivo de celebrar a importância dos educadores no desenvolvimento de uma sociedade.

Segundo a UNESCO, esse dia serve para celebrar a forma como os professores estão transformando a educação, mas também para refletir sobre o apoio de que precisam para desenvolver plenamente seu talento e vocação, e para repensar o caminho a seguir para a profissão em todo o mundo.  

 

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Xalala
18 days 2 hours

Vai investigar nada Bundão!

Valdo de Pina
20 days

O UCS só ouve a própria voz, numa sinfonia desafinada que ecoa a era de Carlos Veiga no poder. Duas relíquias teimosas,

Teste
29 days 15 hours

Isto é somente um teste. Porque não vejo os comentários das pessoas debaixo da notícia como antes?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos