O Governo cabo-verdiano anunciou esta quonta-feira que o arquipélago estabeleceu relações diplomáticas com o Uzbequistão, uma ex-república soviética asiática, rica em gás.
Os dois países assinaram “um acordo de estabelecimento de relações diplomáticas” na segunda-feira, subscrito pelos respetivos ministros dos Negócios Estrangeiros, anunciou o Governo cabo-verdiano, na Internet.
O encontro decorreu em Nova Iorque, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas.
“Os dois países manifestaram o desejo de estudar formas inovadoras de cooperação, começando com a identificação e nomeação de cônsules honorários”, segundo a comunicação.
O Uzbequistão ocupa uma posição estratégica no coração da Ásia central, fazendo fronteira com vários outros estados da região, incluindo o Afeganistão.
À margem da agenda das Nações Unidas, o líder da diplomacia cabo-verdiana, Rui Figueiredo Soares, encontrou-se igualmente com o homólogo de outro país daquela região, o Quirguistão (que faz fronteira com o Uzbequistão).
“Não obstante a distância geográfica, os dois ministros disseram que é possível desenvolver relações” entre os dois países e o Quirguistão propôs “a assinatura de um memorando de entendimento a fim de delinear áreas para possíveis ações de cooperação técnica”, acrescentou.
A Semana com Lusa
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments