O Orçamento do Estado de Cabo Verde para 2025 será de cerca de 834 milhões de euros, um aumento de cerca de 8% em relação ao em vigor, conforme previsão avançada esta sexta-feira pelo ministro das Finanças.
O orçamento prevê um crescimento de 5%, uma inflação entre 1% e 2%, défice orçamental à volta de 3% e uma dívida pública entre 108% e os 110% do Produto Interno Bruto (PIB).
“O orçamento vai crescendo, sem contar ainda com os investimentos das empresas públicas e das parcerias público-privadas”, salientou Olavo Correia, em declaração aos jornalistas, na Praia, no final de uma reunião do Conselho de Concertação Social, que discutiu as diretrizes do principal instrumento de gestão do país.
O também vice-primeiro-ministro avançou que o orçamento do Estado para 2025 será de cerca de 92 mil milhões de escudos (834 milhões de euros), mais cerca de 8% do que o ainda em vigor, que foi de cerca de 86 mil milhões de escudos (782 milhões de euros).
O orçamento prevê um crescimento de 5%, uma inflação entre 1% e 2%, défice orçamental à volta de 3% e uma dívida pública entre 108% e os 110% do Produto Interno Bruto (PIB).
“Este quadro tem de ser garantindo porque só isso pode permitir-nos continuar a ter um país com uma moeda convertível, uma paridade fixa em relação ao euro, e que é capaz de garantir a todo o tempo livre circulação de capitais entre Cabo Verde e o exterior”, reforçou.
O ministro das Finanças avançou que o Orçamento do Estado para o ano de 2025 vai apostar nas conectividades e a mobilidade, na energia, no digital, no setor privado e no capital humano.
Entre os desafios, Olavo Correia apontou a duplicação do potencial de crescimento económico do país, para 10%.
Para este ano, o Governo previu uma dívida pública de 110,2% do PIB, crescimento económico de 4,7%, défice público de 2,9% do PIB, inflação de 2,8% e uma taxa de desemprego de 8,2%.
A Semana com Lusa
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments