segunda-feira, 15 setembro 2025

Praia: Ministério Público de Cabo Verde faz buscas e apreensões na câmara da capital – em causa dois processos do mandato do ex-edil Óscar Santos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Ministério Público cabo-verdiano está hoje a realizar buscas e apreensões na Câmara Municipal da Praia, capital do país, referentes a dois processos do mandato anterior da Câmara de Óscar Santos(MpD), disse à Lusa o atual presidente da autarquia.

 

Em causa estão dois relatórios tornados públicos no ano passado pela imprensa cabo-verdiana, dando conta de alegadas irregularidades e ilegalidades nas duas auditorias aos fundos, no financiamento de projetos dos municípios.

 

O Ministério Público está a efetuar buscas e apreensões na Câmara [Municipal] da Praia em relação a dois processos”, disse Francisco Carvalho, na praça central da capital, em frente a autarquia, ao lado de vários funcionários que desde manhã estão impedidos de trabalhar.

Os dois processos, referiu o autarca, têm a ver com denúncias do antigo inspetor das Finanças, Renato Fernandes, agora a trabalhar na Câmara da Praia, sobre alegadas irregularidades na gestão de fundos do turismo e do ambiente, de 2016 a 2020.

Em causa estão dois relatórios tornados públicos no ano passado pela imprensa cabo-verdiana, dando conta de alegadas irregularidades e ilegalidades nas duas auditorias aos fundos, no financiamento de projetos dos municípios.

Nesse período, a autarquia da capital do país era liderada por Óscar Santos, eleito pelo Movimento para a Democracia (MpD, atual partido no Governo), e atual governador do Banco de Cabo Verde (BCV).

Francisco Carvalho foi eleito em outubro de 2020 com apoio do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), atualmente na oposição governamental, e disse hoje à Lusa estar "sereno e tranquilo" face às diligências.

Além da sede administrativa da autarquia, no Plateau, centro histórico da Praia, o presidente avançou que a polícia está a realizar buscas e apreensões em escritórios no edifício técnico, na Fazenda.

À porta da Câmara, elementos da Polícia Nacional confirmaram os “procedimentos” e prometeram divulgar mais informações posteriormente.

A agência Lusa tentou obter mais informações junto do Ministério Público, mas até agora não foi possível.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
2 days 8 hours

Dja manshe oi nhas povo Cabo Verde e mesmo complicado nao que fazer com isso sr, Sofre calado, Oprezidente que nos temos nao ...

Terra
2 days 8 hours

Hahah Ropa sujo ta labado dento casa? promero urgente e politicos dentro de stado ki fazę kel ki nhos cre Hahah? Coitado ten ...

Terra
3 days 23 hours

Em nome de Deus nho djudano compo nó terra para todos nos segundo eo nosso desejo pa trano des pecado dos políticos que es ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos