O Presidente da República, José Maria Neves, destaca a importância da educação e do património na construção do desenvolvimento económico e social do continente africano e promoção da compreensão da história, cultura e identidade dos povos africanos.
O Chefe de Estado fez estas declarações numa uma mensagem alusiva ao Dia do Património Africano, no webinar promovido esta segunda-feira pela União Africana, em parceria com a Unesco e o Fundo Africano do Património Mundial.
Na sua comunicação, o Presidente da República ressaltou que a Educação desempenha um “papel crucial” no desenvolvimento, promovendo a compreensão da história, cultura e identidade dos povos africanos.
Salientou, neste sentido, a complementaridade entre a educação formal e a educação informal, considerando que ambas são “essenciais” para o desenvolvimento dos alunos e para a preservação do Património Natural e Cultural Africano.
Por outro lado, José Maria Neves destacou os projectos de preservação do património, como a reconstrução dos mausoléus em Tombuctu, no Mali, e a restauração dos túmulos dos reis Buganda em Kasubi, no Uganda, ressaltando o trabalho em curso de restauração da Catedral de Notre-Dame de Paris.
Realçou ainda na sua intervenção, a importância do turismo cultural como um factor económico significativo e como uma oportunidade para promover o conhecimento e a preservação do património africano.
O Presidente da República conclui o seu discurso expressando o desejo de que as discussões do webinar contribuam para orientar futuras políticas e práticas educacionais e patrimoniais na África.
O Dia Mundial do Património Africano foi estabelecido pela Conferência Geral da Unesco em 2015, com o intuito de aumentar a consciência do imenso valor e potencial do património africano.
Mais do que uma simples celebração do património, este dia remete para o papel decisivo que o património desempenha na realização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável para a Agenda 2030 e da Agenda 2063 da União Africana.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments