A ministra da Defesa de Cabo Verde, Janine Lélis, condecorou ontem , na Praia, oficiais de Portugal, Brasil e Estados Unidos pelos seus “serviços relevantes” durante as respetivas missões que agora terminam no arquipélago.
A governante agraciou com a medalha de serviços relevantes, segundo grau, o adido da Defesa junto da embaixada de Portugal, coronel de infantaria João Domingos, o adido de Defesa Naval junto da embaixada do Brasil, capitão-de-mar-guerra Rodrigo Kristoschek.
Também foi homenageado o oficial chefe do gabinete de cooperação militar da embaixada dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, capitão-de-patrulha Eric Thiriet Wilmer.
A ministra da Defesa Nacional de Cabo Verde disse que as condecorações são um “reconhecimento individual” no contexto da “excelente relação” que o arquipélago tem com esses “três países amigos”, que têm sido “parceiros fundamentais e estratégicos” nesse setor.
“A cooperação técnico-militar construída ao longo dos anos com o Brasil, Portugal e Estados Unidos tem crescido e fortificado através dos programa-quadro que vêm sendo implementados, integrando um conjunto de objetivos delineados”, frisou a também ministra do Estado.
A governante salientou que a cooperação no domínio da Defesa e Segurança com esses três países tem sido igualmente importante para a “afirmação internacional” de Cabo Verde.
“Temos, pois, razões suficientes para distinguir os condecorados. Estamos a reconhecer o mérito e a dedicação desses três cidadãos militares”, prosseguiu, referindo que o Governo está ainda a enaltecer os ganhos que os oficias deram nestes últimos anos para a consolidação das Forças Amadas cabo-verdianas.
O adido da Defesa junto da Embaixada de Portugal, coronel de infantaria João Domingos, assumiu ter contribuído para o estreitamento das relações entre os dois países, que remonta há cerca de 36 anos.
“A atual relação bilateral no âmbito da Defesa entre os dois países é um sinal claro do nível de maturidade hoje alcançado”, frisou o oficial português, que termina uma missão de três anos em Cabo Verde.
Notando que Portugal e Cabo Verde têm cooperação em praticamente todas as áreas, através do Programa Estratégico de Cooperação (PEC), o coronel de infantaria sublinhou a existência de um programa autónomo com foco na área da Defesa e assuntos militares.
O capitão-de-patrulha Eric Thiriet Wilmer também sublinhou a “excelente parceria” entre os Estados Unidos e Cabo Verde, em domínios como aviação, ambiente marítimo, gestão de explosivos e exercícios militares.
“Estou grato por ter trabalhado com um povo que acredita nos direitos humanos, democracia, boa governação e cooperação internacional”, salientou o oficial, que esteve um ano e meio em missão no arquipélago.
Já o adido de Defesa Naval junto da embaixada do Brasil, capitão-de-mar-guerra Rodrigo Kristoschek, que esteve em missão durante dois anos em Cabo Verde, disse ter a “certeza do dever cumprido” e de ter contribuído para o aprimoramento e união entre as Forças Armadas.
A Semana com Lusa
19 de Março de 2024
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments