domingo, 22 dezembro 2024

Casos de campanha/Porto Novo: UCID acusa candidato do MpD de ter recebido indevidamente dois mil contos da autarquia enquanto presidente da câmara

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A candidatura da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) no município do Porto Novo acusou o candidato do MpD de ter recebido indevidamente, durante oito anos, mais de dois mil contos da autarquia, enquanto presidente da câmara municipal. 

 

Em contactos com as pessoas em Berlim, na cidade do Porto Novo, o candidato da UCID a presidente da edilidade porto-novense, José Graça, disse que o candidato do MpD recebeu durante os dois mandatos à frente da autarquia “dois salários a mais por ano”, num montante de que ultrapassa os dois mil contos. 

“Enquanto temos varredeiras a receber um salário muito abaixo do salário mínimo, temos um presidente da câmara que tem o descaramento de receber mais dois salários a mais por ano”, notou José Graça. 

Para o candidato da UCID, são “dois mil e tal contos” que o candidato do MpD, enquanto presidente da edilidade, recebeu da Câmara Municipal do Porto Novo nos últimos oito anos.

Isso não pode acontecer. Há varredeiras que recebem salários muito baixos, o que é uma ilegalidade. Nós, estando na câmara municipal, isso não vai acontecer porque as pessoas devem ser tratadas como seres humanos”, sublinhou o candidato da UCID, que nos seus contactos em Berlim disse ter constatado “problemas sociais graves” como o desemprego e a pobreza extrema. 

Nessa zona há também o problema de água, segundo José Graça, explicando que o líquido precioso não chega às torneiras das casas. 

O candidato teve a companhia do presidente da UCID, João Santos Luís, que disse ter-se deslocado a Porto Novo “para trazer um alento” à candidatura do partido, que promete “trazer uma nova gestão, uma nova visão e uma nova paradigma na gestão camarária”. 

João Santos Luís declarou ainda que vai agir judicialmente contra o candidato do MpD que “tem estado a tentar demover os candidatos da UCID em troca de terrenos públicos”. 

Isso é um crime e configura um desespero total da candidatura do MpD e vamos agir judicialmente”, sublinhou o líder da UCID, considerando que “Porto Novo está cansado da actual gestão camarária”. 

No município do Porto Novo concorrem ao cargo de presidente da câmara municipal José Graça (UCID), Aníbal Fonseca (MpD) e Elisa Pinheiro (PAICV).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Xalala
17 days 8 hours

Vai investigar nada Bundão!

Valdo de Pina
19 days 5 hours

O UCS só ouve a própria voz, numa sinfonia desafinada que ecoa a era de Carlos Veiga no poder. Duas relíquias teimosas,

Teste
28 days 20 hours

Isto é somente um teste. Porque não vejo os comentários das pessoas debaixo da notícia como antes?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos