A ministra do Ambiente anunciou esta segunda-feira a publicação do aviso do concurso para a requalificação da central solar de Palmarejo, em Cabo Verde, um investimento de 14 milhões de euros no âmbito de um acordo de conversão de dívida.
“Sai hoje o anúncio do primeiro projeto, no valor de 14 milhões de euros, feito em Cabo Verde na central solar de Palmarejo e que já resulta da conversão da dívida”, disse à Lusa Maria da Graça Carvalho, à margem de uma cerimónia, no Ministério do Ambiente e Energia, de assinatura de protocolos inseridos no programa RecolhaBio.
A requalificação da solar fotovoltaica na ilha de Santiago é o primeiro projeto na sequência de um acordo assinado entre Portugal e Cabo Verde há um ano, na 28.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP28), sobre conversão da dívida em fundo climático.
Na altura, o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, sublinhou que o projeto permitirá ao seu governo aproximar-se da meta de 50% de energia renovável até 2030.
De acordo com a ministra do Ambiente e Energia, o concurso será lançado em Portugal e Cabo Verde, podendo candidatar-se empresas organizadas em consórcio ou isoladamente.
“É um projeto de grande interesse. É uma central que já existe, mas vai ser completamente remodelada”, sublinhou.
Antecipando a COP29, que começa em 11 de novembro em Baku, Azerbaijão, Maria da Graça Carvalho reafirmou o compromisso de Portugal com Cabo Verde e com São Tomé e Príncipe, com quem o anterior executivo também assinou, no Dubai, um acordo semelhante.
A Semana com Lusa
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments