O vice-primeiro-ministro de Cabo Verde e titular das Finanças, Olavo Correia, vai ser empossado como presidente do Conselho de Governadores do Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional (FMI) durante as reuniões anuais que ontem começaram, em Washington.
A nomeação de Olavo Correia foi anunciada em julho e o Governo cabo-verdiano encara-a como “um reconhecimento do papel crescente de Cabo Verde no cenário global, bem como da capacidade de liderança do país em questões financeiras e económicas”.
“Este cargo também oferece a oportunidade de fortalecer parcerias e promover iniciativas que beneficiem não apenas Cabo Verde, mas toda a região africana”, acrescentou, em comunicado.
O país aproveitou a ocasião para reafirmar o compromisso “com a boa governança e o desenvolvimento sustentável, servindo como um exemplo para outras nações africanas”.
Além do BM e FMI, a agenda de Olavo Correia nos EUA inclui encontros com responsávesi do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA), Fundo Kuwait, Fundo Saudita, Banco de Importação-Exportação da China, grupo África 50 e a Corporação Financeira Africana (AFC), entre outras entidades parceiras.
A delegação cabo-verdiana integra o governador do Banco Central, a diretora-geral do Tesouro, o diretor-nacional de Planeamento e o coordenador da Unidade de Gestão de Projetos Especiais (UGPE).
A Semana com Lusa
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments