sábado, 22 fevereiro 2025

São Nicolau/Ribeira Brava: Comissão Política Concelhia do MpD desafia actual equipa camarária a realizar auditoria à gestão cessante

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Em conferência de imprensa realizada para reagir às declarações do edil da Ribeira Brava sobre as dívidas herdadas, Porfírio Mestre começou por avançar que a equipa cessante procedeu à entrega dos relatórios à nova equipa, tanto financeiro como de actividades executadas e bem como em andamento, espelhando esta realidade municipal.

Prosseguindo, afirmou que tendo em conta “importantíssimos projectos em curso” e as suas fontes de financiamento, muitas das dívidas poderão ser resolvidas com transferências de fundos a que o município tem direito, nomeadamente Fundo do Turismo e Fundo do Ambiente, realçando que “cabe à nova equipa correr atrás para a concretização das transferências em falta”.

O mesmo realçou ainda que todas as dívidas são decorrentes de importantíssimos investimentos feitos no município, em diversos sectores, citando exemplos de obras como a requalificação urbana da cidade iniciada em Chanzinha, o arrelvamento do campo de Juncalinho e do Estádio Di Deus, o parque solar da Preguiça e do Mercado Municipal da Fajã, entre outros.

“Desafiamos o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava a dar-nos um exemplo de alguma câmara a nível nacional que não tenha dívidas (...), pois somente quando um município não possui perspectivas e projectos com vista ao seu progresso é que deixará de ter dívidas”, acrescentou.

Relativamente às declarações do actual presidente de que quando assumiu a autarquia nenhum colaborador autárquico tinha cobertura do INPS (Instituto Nacional da Previdência Social), Porfírio Mestre afirmou que a equipa cessante procedeu ao pagamento do INPS no dia 30 de Setembro, no dia 25 de Outubro e no dia 26 de Novembro.

“Após as eleições de 01 de Dezembro, nós recebemos uma nota do senhor presidente da câmara eleito a dar instruções que não devíamos fazer nenhum pagamento porque não tínhamos a devida autorização, por isso, cabe à equipa actual proceder ao pagamento das futuras transacções relativamente ao  INPS”, destacou.

Porfírio Mestre sublinhou ainda que nos últimos dias da sua gestão a equipa cessante conseguiu mobilizar junto do Ministério das Finanças um valor de aproximadamente 12 mil contos, correspondente a cerca de 30% de valor em falta de reposição da dívida por parte do Ministério das Finanças e este valor poderá ser canalizado para o pagamento das dívidas dos projectos e às empresas e os prestadores de serviços.

Por isso o coordenador da Comissão Política Concelhia do MpD na Ribeira Brava desafiou a actual equipa camarária a solicitar uma auditoria externa à gestão anterior, bem como as gestões de 2008 a 2020 “em nome da verdade”.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Analista Cololo
5 days 3 hours

A grande questão aqui é a dualidade de critérios quando se trata da proteção de dados e segurança nacional. Se países ...

Analista Cololo
6 days 5 hours

Prezado Emerson, estás a confundir o povo brasileiro com o cabo-verdiano ou achas que esta farsa digital é uma epidemia uni ...

Analista Cololo
6 days 6 hours

O FMI a dar lições sobre transportes a Cabo Verde é como um pirómano a sugerir medidas de prevenção de incêndios. O me ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos