domingo, 04 outubro 2026

Jurista angolano diz que lei do vandalismo não limita direitos e liberdades fundamentais

“Esta lei sobre a criminalização dos atos de vandalismo não vai limitar quaisquer direitos fundamentais e nem liberdades fundamentais dos cidadãos, ela é só aplicada quando um cidadão cometer danos a um bem público”, afirmou Picasso Costa, em declarações à Lusa.

Segundo o advogado, a Lei dos Crimes de Vandalismo de Bens e Serviços Públicos, aprovada em julho passado e publicada a 29 de agosto em Diário da República, após promulgação do Presidente angolano, João Lourenço, é aplicável apenas a atos contra a segurança e integridade dos bens e serviços públicos.

“Essa lei vai ser aplicada, nada mais nada menos, para todos os atos que atentam contra a segurança ou a integridade dos bens e serviços públicos ou que afetem diretamente a prestação de serviços públicos”, frisou.

A lei que criminaliza o vandalismo de bens públicos, com penas que vão até aos 25 anos de prisão, tem sido contestada por membros da sociedade civil e da política angolana por alegadamente limitar o exercício das liberdades fundamentais dos cidadãos.

O diploma legal deu origem à convocação de uma manifestação, por ativistas cívicos, que foi travada no sábado pela polícia angolana, em Luanda, seguida de detenções e intimidações de jornalistas que cobriam o ato.

Para Picasso Costa, que manifesta posição contrária à de vários ativistas e associações cívicas angolanas, o âmbito da aplicabilidade desta lei não visa coartar direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos.

“Não vimos nenhum direito que vem necessariamente ser coartado por esta lei. Tendo em vista o objeto da lei (aplicável aos atos contra a segurança e a integridade dos bens e serviços públicos), não há aqui direitos e liberdades fundamentais que vão ser coartados”, insistiu.

Esta lei foi aprovada para fazer face aos diferentes atos de vandalismo de bens e serviços públicos que têm causado elevados prejuízos ao Estado angolano, colocando em risco a sustentabilidade do investimento público, refere-se no preâmbulo do diploma, consultado pela Lusa.

A lei define como vandalismo toda a ação da qual resulta a remoção, danificação ou destruição voluntária e ilícita de bens públicos, recorda o jurista, argumentando que a mesma só é aplicada no ato de manifestação “se dele resultar algum dano voluntário a um bem público ou inviabilizar o funcionamento de algum serviço público”.

Quanto ao direito à manifestação, está consagrado na Constituição, sendo “necessário salientar que os manifestantes não são obrigados a solicitar, quer dos serviços público e nem tão pouco dos entes públicos, autorização para se manifestar”, frisou o jurista, aludindo à manifestação impedida pela polícia, em Luanda.

Picasso Costa sublinhou que os manifestantes ou os promotores devem apenas comunicar às autoridades, visando a garantia da sua integridade, realçando que a polícia não tem de autorizar manifestações.

“A polícia deve sair para garantir a integridade física dos manifestantes, quer dizer que vão auxiliar o andamento normal do trânsito para que não ocorram situações menos boas para os manifestantes, ou seja, a polícia não tem de autorizar a manifestação de quem decidir se manifestar e com o prazo razoável comunicar o seu direito de se manifestar de forma pacífica”, concluiu Picasso Costa.

A Semana com Lusa

Colunistas

Alexandre Vieira Fontes
Alexandre Vieira Fontes
18 Sep. 2026
Filomena Silva: uma jornalista de coragem e...
Léo Rosa de Andrade
Léo Rosa de Andrade
31 Aug. 2026
A ÉTICA DO DESINTERESSE, A VIDA EM...
César Augusto G. Garcia
César Augusto G. Garcia
21 Aug. 2026
COISAS DO ESTADO ou ESTADO DE COISAS...

Comentários

joão do rosário
27 dias atrás 10 horas atrás

SENHOR PRESIDENTE, DEIXE-SE DE TRETAS: NÓS SABEMOS QUEM O SENHOR É José Maria Neves vem agora dizer que é “muito melho ...

jcf
29 dias atrás 2 horas atrás

Cabo Verde tem uma facilidade extraordinária para comentar o que se passa na casa dos outros. Guiné-Bissau, Angola, Moçamb ...

joão do rosário

Isto já parece gozo. 177 casos desde o início do ano e já estão outra vez a sacudir o fantasma da pandemia. Sem números ...

Pub-Reportagem

publireport