Os moradores da localidade de Rocha Lama, no município de Santa Cruz, deram nota positiva a uma feira de saúde e um conjunto de actividades culturais, realizadas hoje, permitindo aos participantes ter noção do estado de saúde.
Em declarações à imprensa, a moradora e representante, Bernarda Semedo, demonstrou a sua satisfação com esta feira, pois, segundo a mesma, nem todas ou a maioria das pessoas não procuram os serviços de saúde para ter a noção do estado de saúde.
Exemplificando com o seu caso pessoal, contou que sempre soube que é hipertensa, diabética, tem colesterol alto e com outros problemas de saúde, só que como nos últimos tempos não apresentou nenhum sintoma, pensou estar bem de saúde, não tendo procurado os serviços de saúde para um ‘check up’.
Mas, na verdade, hoje, depois do rastreio nesta feira, Bernarda Semedo descobriu que nada está bem e que os resultados estavam todos alterados.
Daí, deu o devido valor a essa acção e o desejo é que haja iniciativas do tipo em outras localidades do município, não só para fazer chegar os serviços de saúde mais perto dos moradores, mas também pelas informações veiculadas nestas actividades que, segundo a mesma, “são importantes”.
A actividade foi promovida por Maria da Graça, uma artesã desta localidade, que diz ter organizado esta actividade para comemorar a requalificação de Rocha Lama, uma obra que foi entregue no final de Dezembro de 2023, mas que não foi possível realizar nenhuma actividade nessa ocasião.
Já hoje, além de se mobilizar para a realização da feira de saúde, fez uma exposição com peças antigas e também convidou um grupo de batucadeiras para animar o local.
Esta actividade segundo a mentora, vai ser realizada com mais frequência de agora em diante, de forma a acrescentar valor à localidade, que conforme considerou é a “porta de entrada de Santa Cruz”.
Em relação à feira de saúde fez um balanço “muito positivo”, pois, através desta feira, muitas pessoas que não costumam procurar os serviços de saúde foram encaminhadas aos serviços de saúde no município porque foram diagnosticadas pressão alta ou outra situação que carece de um acompanhamento melhor.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments