quinta-feira, 14 novembro 2024

A ATUALIDADE

Fogo: MpD responsabiliza câmaras de São Filipe e dos Mosteiros pela proliferação de casos de dengue

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Movimento para a Democracia (MpD) responsabilizou hoje as câmaras de São Filipe e dos Mosteiros, presididas por autarcas do PAICV, pela proliferação de casos de dengue a nível da ilha do Fogo.

O porta-voz do Conselho Regional do MpD, Filipe Santos, em conferência de imprensa, denunciou a situação de “extrema gravidade” que, segundo o mesmo, está a “colocar em risco” a vida e saúde das pessoas.

Sublinhou que o seu partido não podia ficar em silêncio perante a “total incompetência e irresponsabilidade” das câmaras de São Filipe e Mosteiros.

Desde Novembro de 2023 já foram registados mais de 800 casos de dengue na ilha. Este número escandaloso é o resultado directo da falta de acção e de gestão desastrosa dessas câmaras”, disse Filipe Santos, que excluiu a câmara de Santa Catarina do Fogo, gerida pelo MpD, com o facto de se ter registado neste espaço territorial “apenas 16 casos”.

O porta-voz do Conselho Regional do MpD avançou que nas ribeiras e encostas dos municípios de São Filipe e Mosteiros o cenário é de “total abandono” com latas velhas, garrafas de plásticos, pneus usados, carcaças de carros e maquinarias abandonadas, lotes de terreno para construção cheio de lixos e arbustos, “completamente negligenciado” pelas duas câmaras.

Para Filipe Santos, as câmaras “não têm cumprido as suas verdadeiras atribuições” de garantir o saneamento básico, a saúde pública e a segurança das pessoas.

A omissão das câmaras de São Filipe e dos Mosteiros nesta luta não é apenas irresponsável, é criminosa”, declarou o também deputado do MpD, que recusou a responder se as câmaras da ilha Brava e de Santiago, onde foi decretado o estado de alerta pelo Governo, são também responsáveis e criminosas na questão de luta contra a dengue.

Para Filipe Santos, as câmaras municipais são responsáveis a 100 por cento (%) pelo saneamento básico, que é uma das suas atribuições, e retirou quaisquer responsabilidades do Ministério da Saúde e do Governo em relação a esta matéria.

Confrontado com o facto de o alerta ter sido decretado para as ilhas do Fogo, Santiago e Brava, e não apenas para a ilha do Fogo, o porta-voz do Conselho Regional do MpD escusou-se a responder, limitando a dizer que a conferência era para falar “essencialmente da situação da ilha do Fogo” e que os outros partidos políticos e outros parlamentares podem falar sobre a situação nas outras ilhas.

Desde a notificação do primeiro caso de dengue, em Novembro do ano passado, até a primeira semana de Agosto, os municípios de São Filipe e Mosteiros tinham notificados 1.071 casos suspeitos, dos quais 599 no município de São Filipe e 472 nos Mosteiros.

Dos casos suspeitos notificados, mais de metade, 527, foram confirmados por exames laboratoriais, dos quais 340 no município de São Filipe e 187 nos Mosteiros.

No município de São Filipe há o registo de casos de tipo três (maioria) e do tipo um (um caso notificado).

 

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
1 day 16 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
3 days 14 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
11 days 13 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos