O presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, considerou este sábado que os estágios realizados no país só servem para enganar os jovens recém-licenciados, defraudar as suas expectativas e deixá-los desesperançados.
Francisco Carvalho fez estas declarações numa conversa aberta com a juventude de Praia Sul, promovida pelo sector do PAICV, realizada na escola Secundária Cesaltina Ramos.
“Podemos ter um grande potencial, mas se não tivermos políticas públicas traçadas, pensadas de forma científica, com seriedade e transparência, entram e saem anos e séculos ficamos só com a potencialidade”, comentou, acentuando que a criação de empregos é da responsabilidade do Governo.
“Em relação aos jovens, por exemplo, fala-se muito em estágios (…). Estágios é uma coisa muito perigosa. Tem uma dimensão de aprendizagem, ensino, de familiarizar… na prática a gente aprende, mas no fim, quando os jovens não forem contratados, caem na desesperança”, analisou o autarca.
Recordou que numa altura, em 2019, fizera um artigo de opinião onde dizia que seria melhor mudar do nome do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) para “instituto do estágio”, porque o IEFP “é incapaz” de gerar empregos para os jovens.
“É uma dor no final dos estágios, quando o jovem não é contratado. Desde o primeiro dia ele vai com a ideia de que será empregado. Estágios é enganar os jovens, é defraudar as suas expectativas, é uma machadada na sua esperança, quando no final não for contratado. Por isso que muitos jovens estão a emigrar”, asseverou.
Insistindo que a geração de emprego é da responsabilidade do Governo, a mesma fonte aproveitou o momento para dar a conhecer algumas medidas que a Câmara Municipal da Praia tem tomado para dar combate ao desemprego no município, destacando o aumento do pessoal a nível do saneamento, da criação do espaço verde, na área social, entre outras, anunciando ao mesmo tempo a segunda edição do programa Praia Empreende.
“Tudo isso é criação de emprego. Brevemente vamos colocar mais 65 jovens no saneamento, na transformação verde… financiamos 42 associações, apoiamos o desporto de forma maciça, sendo que no primeiro ano demos 9.500 contos, no segundo ano demos 13.150 contos e no próximo ano vamos dar 19 mil contos, criamos também o programa do qual temos muito orgulho, que é o Praia Empreende, entre muitos outros projectos e realizações”, concretizou, citando o slogan “Esperança renovada, voltar a sonhar”.
Nesta conversa aberta, Francisco Carvalho falou também da preparação para as eleições autárquicas 2024, acautelando os jovens a não se deixarem “levar pela mentira e terem cuidado com lobo vestido de cordeiro”.
“Há pessoas que não estão com boas intenções com a Praia. Ideia do MpD é dar continuidade à corrupção na Câmara Municipal da Praia, e retomar o processo de negociata à volta de lotes, de terrenos”, acusou o autarca.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments