sexta-feira, 18 abril 2025

A ATUALIDADE

Nova lei sobre regime de recrutamento, selecção de pessoal e dirigentes intermédios da AP entra em vigor em Julho

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A nova lei sobre regime de recrutamento, selecção de pessoal e dirigentes intermédios da Administração Pública (AP) em Cabo Verde vai entrar em vigor no mês de Julho, após publicada esta terça-feira, 4, no Boletim Oficial nº50, I Série.

O decreto-lei nº24/2024 publicado no Boletim Oficial nº50, I Série, procede à alteração do decreto-lei nº57/2019 e estabelece os princípios e normas aplicáveis ao recrutamento e selecção do pessoal e dirigentes intermédios na Administração Pública.

O decreto-lei, de acordo com a publicação no BO, concretiza o compromisso assumido em matéria de melhoria dos mecanismos de recrutamento e selecção na Administração Pública cabo-verdiana que com esta lei assume o compromisso de garantir que os procedimentos de recrutamento e selecção sejam céleres, rigorosos, transparentes, e com base no mérito.

A publicação no BO, realça ainda que o II Eixo da Agenda Estratégica para a Modernização do Estado e da Administração Pública valoriza e investe nos recursos humanos, através do objectivo estratégico “gerir o emprego público”, e por via da medida operacional “melhorar os mecanismos de selecção por mérito”.

Tudo isso, segundo a mesma fonte, para prover e reter na Administração Pública a quantidade de colaboradores necessários, dotados do perfil, experiência e conhecimento adequados ao desempenho das actividades.

O decreto-lei aprovado e publicado no BO assegura uma quota de 5% do número total de vagas existentes na Administração Pública para as pessoas com deficiência comprovada que não inabilitem em absoluto o exercício das tarefas inerentes à função ou cargo a desempenhar.

As quotas, de acordo com o artigo 54 não excluem a obrigatoriedade de aprovação nos métodos de selecção para as pessoas com deficiência e não se aplica aos concursos de ingresso nas carreiras com funções de natureza militar ou policial das forças e serviços de segurança e de agentes de segurança prisional.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

luis abreu
8 days 7 hours

continue assim sr. ministro demorou sim demorou mas nunca é tarde para é nossa terra de esperança bem haja Jorge Figueired ...

Guineense
9 days 5 hours

Ah pois, claro... a Guiné-Bissau não tem patrulheiros com mais de 20 metros, não consegue controlar a pesca ilegal na sua ...

Cuxim
9 days 5 hours

Perante o que está a acontecer em São Vicente, é impossível manter-se calado. A população mindelense está literalmente ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos