O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, recebeu hoje as cartas credenciais do primeiro embaixador de Angola no país, José Andrade de Lemos, que terá como missão dar uma nova dinâmica às relações de cooperação.
José Andrade de Lemos é o primeiro embaixador de Angola residente em Timor-Leste, mas também o primeiro do continente africano e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
Em declarações aos jornalistas, após a entrega das cartas credenciais e de um encontro com José Ramos-Horta, o embaixador José Andrade de Lemos disse que “Angola, a partir deste momento, estará presente” em Timor-Leste e manifestou a intenção de reforçar a cooperação entre os dois países.
Timor-Leste e Angola têm vários acordos de cooperação assinados, sendo que os últimos, nos domínios da assistência militar e de petróleo, foram assinados em 2023 durante a visita do chefe de Estado timorense a Luanda.
“Chega o momento de reforço desta dinâmica e intercâmbio entre os nossos dois países. No âmbito destes acordos serão agora encontradas áreas de comum interesse e a contribuição que poderão dar um ‘upgrade’ na economia dos dois países”, salientou o embaixador angolano.
José Andrade de Lemos já foi embaixador de Angola nos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Kuwait, Qatar e Bahrein.
Em comunicado, a Presidência timorense salientou que os dois países estão comprometidos em “fortalecer os laços” de cooperação e que a nomeação do novo embaixador vai “elevar” as relações entre os dois países.
“Timor-Leste reconhece o potencial de Angola no setor de petróleo e gás. A cooperação entre os dois países também se estende a assuntos regionais, incluindo a disputa marítima do Mar do Sul da China, onde Timor-Leste apoia resoluções pacíficas através da diplomacia”, salienta-se no comunicado.
A Semana com Lusa
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments