sexta-feira, 18 outubro 2024

A ATUALIDADE

Fogo: Membros de instituições que lidam com atendimento às vítimas de VBG capacitados

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Membros das diferentes instituições da rede de atendimento às vítimas de Violência Baseada no Género (VBG) vão ser capacitados no quadro do projecto melhorar acesso aos recursos e cuidados de qualidade para mulheres e meninas vítimas de VBG.

A formação está programada para quinta-feira, 23, e deve contemplar três dezenas de representantes das instituições, segundo o técnico do projecto Beltrond de Barros.

Além da formação das diferentes instituições que fazem parte da rede de atendimento, o projecto, que cobre as ilhas do Fogo, Santo Antão e Santiago, vai proceder ao equipamento e abertura de um dos três espaços de acolhimento para mulheres e meninas vítimas de VBG.

Os outros dois centros serão instalados nas ilhas de Santo Antão e Santiago, visando melhorar os recursos e a assistência a vítimas de VBG.

O empoderamento das vítimas da VBG, através de um itinerário sócio laboral de corte e costura e a criação de uma cooperativa na Santa Cruz, campanha de sensibilização e prevenção nas redes sociais e nas escolas secundárias e universidades de Santiago, Fogo e Santo Antão fazem parte do programa do projecto.

O mesmo está a ser implementado pela Fundación Religiosos para la Salud (FRS), Irmãos Capuchinhos de Cabo Verde e Cáritas Porto Novo.

O projecto principiou no mês de Março de 2023 e termina em Fevereiro de 2025 e é financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) num montante aproximado de 500 mil euros.

A abertura da formação contará com a coordenação do projecto, da embaixadora do Reino de Espanha em Cabo Verde, da presidente do Instituto Cabo-verdiano da Igualdade e Equidade do Género (ICIEG) e do presidente da Câmara Municipal de São Filipe.

No mesmo dia será celebrado um protocolo tripartido entre a câmara de São Filipe, ICIEG e Asde, visando o reabertura e funcionamento da Casa de Abrigo “Mamma Pina”, testemunhado pela embaixadora do Reino de Espanha e da organização não-governamental (ONG) espanhola que vai trabalhar esta temática juntamente com os Capuchinhos.

A Semana com Inforpress 

 

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Braga Maria Cobom di Nona
9 days 10 hours

Desta forma não vamos ter estabilidade na saúde na região Fogo/Brava.

D. G. WOLF
17 days 13 hours

A auto-ajuda é o refúgio dos falhados.

João Mendes
21 days 8 hours

Estamos a assistir a um hediondo crime apoiado pela América

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos