O inspector-geral do Trabalho alertou hoje para a ocorrência de “um número significativo” de acidentes de trabalho na construção civil no País, defendendo a necessidade de um “ambiente de trabalho saudável e seguro”.
Anildo Santos, que falava na cidade do Porto Novo, na abertura de uma conferência internacional sobre saúde e segurança no trabalho, informou que Cabo Verde tem registado “muitos acidentes de trabalho”, designadamente na construção civil, que têm custado muitas vidas.
O inspector geral do Trabalho, sem avançar números, chamou a atenção das entidades empregadoras e dos trabalhadores para a necessidade de se criar “um ambiente de trabalho seguro” no arquipélago e, assim, evitar “situações desagradáveis” que se prende com acidentes e doenças no trabalho.
A conferência sobre saúde e segurança no trabalho, que se realiza no âmbito da décima primeira Semana Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho, está a debater estes temas “para que os trabalhadores e instituições tenham conhecimento destas materias”, explicou Anildo Fortes.
“O nosso objectivo é que tenhamos em Cabo Verde um ambiente de trabalho saudável e seguro e que não haja acidentes e doenças no trabalho”, sublinhou este responsável, ressaltando a necessidade de se prevenir doenças ocupacionais, acidentes de trabalho e proteger a integridade física dos trabalhadores.
Na realização da conferência sobre saúde e segurança no trabalho, que visa ainda assinalar o Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho, a Inspecção-geral do Trabalho (IGT) conta com a parceria da empresa Infra-estrutura de Cabo Verde e das Ordens dos Engenheiros Técnicos de Cabo Verde e Portugal.
Neste evento estão a ser debatidos temas como regime de seguro obrigatório de acidentes de trabalho e doenças profissionais, tratamento de dados de saúde no contexto laboral, segurança na construção civil e fiscalização de obras, segurança alimentar no sector turístico e segurança rodoviária e mobilidade.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments