domingo, 06 julho 2025

A ATUALIDADE

Associações do setor privado de educação dos países da CPLP criam confederação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Associações do setor privado de educação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) assinam hoje, em Luanda, um memorando de entendimento para criarem uma Confederação de Associações de Ensino Privado da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CAEP).

Em comunicado, as nove associações nacionais do setor privado da educação dos países da CPLP - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste - afirmam ser seu objetivo promoverem “a liberdade de ensinar e de educar e reforçar a cooperação para o desenvolvimento da educação em todos os países de língua portuguesa”.

A comissão instaladora da CAEP inicia hoje à tarde, na capital angolana, a sua primeira reunião, que culminará na quarta-feira com uma conferência subordinada ao tema “O futuro da educação privada nos países da CPLP”.

Nesta reunião plenária dos representantes das associações nacionais será também assinado o projeto de estatutos da recém-criada confederação.

Com a assinatura destes dois documentos, as associações nacionais que representam o setor de ensino privado nos nove países da CPLP “formalizam o compromisso coletivo para com os princípios, valores e objetivos fundamentais da confederação e oficializam o início de um projeto ambicioso e promissor para o ensino no conjunto de países da CPLP”, sublinham na nota.

O objetivo surge “em linha com a Declaração da XIV Conferência de Chefes de Estados e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que incentivou o desenvolvimento e implementação de programas na área da educação”, realçam.

Já na conferência, os participantes deverão expor a sua visão sobre o papel que a CAEP pode desempenhar no setor da educação dos países membros.

Aberta a líderes, educadores e profissionais da área da Educação de toda a Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa, esta Conferência tem ainda “como objetivos promover a discussão e troca de experiências internacionais sobre os desafios e oportunidades que estão a surgir na área da educação, bem como dar a conhecer projetos inovadores nesta área”, conclui o documento.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 8 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
3 days 14 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 2 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos