O ministro da Educação, Amadeu Cruz, declarou-se nesta segunda-feira, satisfeito com o andamento das obras do novo liceu da Várzea, na Praia, cuja construção “obedece aos padrões de qualidade” da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
Amadeu Cruz, que acompanhado da ministra das Infraestruturas, do Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, efectuou uma visita à infra- estrutura para se inteirar do andamento das obras, salientou que a ambição maior de Cabo Verde é que os estabelecimentos de ensino em Cabo Verde tenham uma qualidade idêntica ou próxima das infraestruturas dos países mais avançados.
“Por isso esta escola tem todas as funcionalidades. Tem os laboratórios, os espaços desportivos, tem os refeitórios, as cantinas, a biblioteca, também as salas de aula, as salas de professores e traz equipamentos igualmente adequados”, disse
Conforme adiantou, a escola, que globalmente vai custar 600 mil contos, vai ter vários laboratórios, laboratório tecnológico, das ciências e das línguas. Vai igualmente ter biblioteca e espaços desportivos condignos.
“Ou seja, estamos na presença de uma infraestrutura moderna que vai valorizar a educação e que vai valorizar o país”, acrescentou o ministro.
O novo Liceu da Várzea, situado ao lado do Memorial Amílcar Cabral e da Biblioteca Nacional, ocupa uma área de 4.293,74 metros quadrados e três frentes livres, com uma área bruta de construção de 8.195,98 metros quadrados.
O estabelecimento está dividido em três pisos, com 14 salas de aula, com capacidade para acolher 36 alunos cada, sendo que o piso zero será uma área de atendimento e lazer e, de secretaria, cantina e anfiteatro com capacidade para 180 lugares, o piso um será a ala administrativa, sala de exposição e biblioteca, e o piso dois será para as salas de aulas.
Os pisos um e dois, que albergam as salas aulas e a ala de administração, já estão praticamente concluídos.
As obras, cuja primeira pedra foi lançada em Janeiro de 2022, tinham uma duração inicial de 12 meses, mas foram registados sucessivos atrasos, em consequência dos atrasos na importação de alguns materiais e também derivado da própria complexidade da infra-estruturas que, segundo o ministro, levou a alguns ajustes.
Perguntado sobre uma nova data para conclusão do edifício que vai albergar os alunos do 9º ao 12 ano de escolaridade, Amadeu Cruz adiantou que o importante é que as obras estão na fase de conclusão.
“Estamos na fase final da conclusão, é o que importa. O que importa é termos a escola para ser entregue ao sistema educativo, para os pais, encarregados e educação em primeiro lugar, mas fundamentalmente para que os alunos tenham espaços adequados para aulas, para actividade extracurricular e para outras actividades e que os professores também tenham um espaço condigno de exercício das suas actividades”, disse, prevendo, entretanto, a inauguração para “breve”.
A construção do novo Liceu da Várzea (Escola Secundária Cónego Jacinto) acontece na sequência da compra, pelos Estados Unidos da América, do terreno onde se situava o antigo Liceu da Várzea, para a construção da nova embaixada dos EUA, na Cidade da Praia.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments