sexta-feira, 22 novembro 2024

A ATUALIDADE

Nancy Vieira canta em crioulo guineense e um fado em português no seu novo álbum

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Um fado com António Zambujo e o rapper Chullage e uma canção em crioulo da Guiné, com o cantor Remna, são as principais novidades do novo álbum de Nancy Vieira, que a artista apresenta nesta sexta-feira num concerto em Lisboa.

“O mais especial deste disco foi ter reunido tanta gente – daí o título do álbum – que faz parte da minha vida e da minha vida na música”, disse à agência Lusa a cantora nascida na Guiné-Bissau, mas que foi para Cabo Verde com meses de vida.

“Gente” é o nome do novo álbum que será lançado no próximo dia 15, uma semana depois de um espetáculo no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, que contará com a participação do coletivo Acácia Maior, Amélia Muge, António Zambujo, Fogo Fogo, Fred Martins, Mário Lúcio, Miroca Paris, Paulo Flores e Remna.

Depois do primeiro single “Sol Di Nha Vida”, da autoria de Mário Lúcio, a nova faixa foi divulgada na passada sexta-feira e é um regresso às origens, ou seja, uma canção no crioulo da Guiné-Bissau.

“Eu sou uma cabo-verdiana nascida na Guiné. Eu nasci em Bissau e aos quatro meses fui para Cabo Verde, que é o meu país, o país da minha família, das minhas raízes. Sempre mantive o contacto com a Guiné, muito através da música, da sua cultura, que é trazida por guineenses da diáspora”, contou.

O desejo de gravar uma música da Guiné-Bissau concretizou-se agora, com a ajuda desse “grande representante da música” guineense que é Remna, filho do compositor e poeta José Carlos Schwarz, com quem canta o tema “Singa”.

“Aventuro-me por esse crioulo, que é meu também, apesar de não dominar. É próximo do crioulo da ilha de Santiago, mas é um crioulo lindíssimo, sobretudo cantado”, referiu.

O novo disco de Nancy Vieira tem como produtora principal Amélia Muge, com quem também canta um tema.

E a outra novidade é o fado crioulo que canta com António Zambujo, que conta com a participação do Chullage, um rapper português filho de pais cabo-verdianos.

“Esta música é uma grande novidade do disco. Aventuro-me a cantar um fado, que é um fado diferente (crioulo)”, disse.

Nancy Vieira diz que decidiu trocar as voltas e apresentar o concerto antes do lançamento do álbum, o qual quebra um jejum de seis anos, uma vez que o último disco “Manhã Florida” foi lançado em 2018.

 

A Semana com Lusa

08 de março 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 19 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 18 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 16 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos