A produção de gás natural e petróleo no Brasil aumentou 7,9% em janeiro e 2024, em comparação com o mesmo mês do ano passado, com uma média de 4,487 milhões de barris por dia, indicaram esta sexta-feira fontes oficiais.
De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis brasileira, foram extraídos 3,519 milhões de barris por dia de petróleo e 153,93 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural em janeiro.
Os campos marítimos do horizonte petrolífero do pré-sal, que estão localizados nas águas profundas do Oceano Atlântico, voltaram a ser os principais produtores de hidrocarbonetos do país, respondendo por 75,5% de toda a produção brasileira.
A produção desses poços em outubro foi de 2,7 milhões de barris por dia, enquanto a produção de gás totalizou 114,32 milhões de metros cúbicos por dia, num aumento de 7% em relação ao período homólogo do ano anterior.
O campo de Tupi, localizado na bacia marítima de Santos, no pré-sal, continuou a ser o mais importante do Brasil, com uma produção de 831 mil barris de petróleo por dia e 40,5 milhões de metros cúbicos de gás natural.
“Os campos operados pela Petrobras, sozinha ou em consórcio com outras empresas, foram responsáveis por 88,0% do total produzido”, detalhou a agência brasileira.
Em 2023, o Brasil estabeleceu um novo recorde nacional de produção de hidrocarbonetos ao extrair uma média de 4,34 milhões de barris de petróleo e gás natural equivalente por dia.
A Semana com Lusa
02 de Março de 2024
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments