sexta-feira, 22 novembro 2024

A ATUALIDADE

Fogo: Directora-geral da Habitação vai negociar ligação da energia às 24 moradias de Cobom - ministra

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 A diretora-geral da Habitação chega quinta-feira à ilha do Fogo para negociar com a Electra a questão da ligação de energia às 24 moradias do complexo Casa para Todos do bairro de Cobom, foi hoje anunciado.

A informação foi avançada pela ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, salientando que neste momento existe um problema com as moradias porque o sítio onde foram construídas não dispõe de um posto de transformação (PT) e a questão não foi acautelada na altura.

Eunice Silva avançou que o seu ministério lançou um concurso público para a selecção das famílias beneficiárias dentro do quadro que foi estipulado para as 24 moradias, mas que de momento não se pode avançar devido a esta situação.

A governante, que analisou hoje a questão da habitação com o edil de São Filipe, Nuías Silva, disse que o seu ministério vai introduzir nos três municípios da ilha do Fogo mais a ilha Brava novas construções de habitações sociais com tipologias mais viradas para a cultura e a tradição cabo-verdiana.

A este propósito, informou que já se estabeleceu um acordo em que as câmaras, através dos gabinetes técnicos, vão trabalhar com a Imobiliária, Fundiária e Habitat (IFH) no sentido de brevemente arrancar com as construções.

O novo pacote contempla 12 habitações em cada um dos municípios com uma parcela de cerca de mil metros quadrados e que, “se tudo correr bem”, o ministério vai avançar com a continuidade das construções.

Questionada se o ministério irá retomar a construção do complexo de Xaguate Alto, Eunice Silva avançou que “é muito complicado” porque, explicou, o complexo foi edificado numa zona que não tem acesso (estrada, água e energia), razão pela qual não se avançou muito, mas também devido ao conflito judicial.

Já o presidente da câmara de São Filipe disse que abordou com a ministra a questão de novos projectos de desenvolvimento para a ilha do Fogo e o município de São Filipe em termos de habitação social e outras áreas que Eunice Silva tutela e há a boa vontade das partes para continuarem a encontrar soluções estratégicas e sofisticadas para o município.

“Estamos aqui para mobilizar as parcerias e o governo é o principal parceiro para o desenvolvimento”, disse Nuías Silva, sublinhando que para a construção das 12 habitações São Filipe vai participar neste projecto com o mesmo engajamento de sempre.

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 18 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 17 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 15 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos