segunda-feira, 21 julho 2025

A ATUALIDADE

José Évora toma posse como novo secretário executivo da Comissão Nacional de Cabo Verde da Unesco

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O novo secretário executivo da Comissão Nacional de Cabo Verde da Unesco, José Évora, empossado esta segunda-feira, destacou como prioridade o fortalecimento da educação, da ciência e da cultura, em colaboração com instituições governamentais e sociedade civil.

Estas afirmações foram feitas na cerimónia de posse presidida pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga.

Nas suas primeiras palavras, José Évora expressou o seu agradecimento ao ministro da Cultura pela confiança depositada, comprometendo-se a empenhar-se para merecer.

José Évora assumiu a direção da Comissão num ano simbólico e desafiante para Cabo Verde, marcado pelos 50 anos da Independência Nacional, efeméride que, segundo ele, impõe a necessidade de consolidar os compromissos do país em áreas como a educação de qualidade e a preservação do património natural e cultural.

“Com a proteção do ambiente e com a construção de uma sociedade mais inclusiva, em estreita sintonia com o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, acrescentou.

O novo secretário executivo destacou como prioridade o fortalecimento da educação, da ciência e da cultura, em colaboração com instituições governamentais e sociedade civil.

Referiu ainda a importância de dinamizar programas e redes da Unesco, incluindo a rede de escolas associadas e as Cátedras Unesco, promovendo novas iniciativas em áreas como água, património e desenvolvimento sustentável. 

Na área dos comités nacionais, José Évora mencionou o trabalho a desenvolver com o Comité Nacional Cabo-verdiano da Memória do Mundo, visando ampliar os registos nos programas internacionais e promover candidaturas como a do Campo de Concentração do Tarrafal, cuja candidatura a Património Mundial está em curso.

O novo secretário executivo da Unesco, no seu discurso, realçou a importância do papel estratégico do sector da comunicação, essencial para a presença de Cabo Verde nos fóruns regionais e internacionais, citando a conferência regional de integridade e de informação na África e Sael, que acontece em Setembro próximo. 

Para enfrentar os desafios, José Évora apelou ao apoio do ministro e ao reforço dos recursos humanos na Comissão, numa altura em que se registam aposentações recentes. 

Por seu turno, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, enalteceu José Évora como um quadro “importante da administração Publica” e especialista em História.

Augusto Veiga recordou que a Comissão Nacional da Unesco tem sido um ponto focal para o país, com trabalhos importantes como as candidaturas de patrimónios materiais e imateriais, nomeadamente o sucesso da Morna, e os processos em curso para o Campo de Concentração do Tarrafal e a Tabanca, em estreita coordenação com o Instituto do Património Cultural (IPC). 

O ministro ressaltou que José Évora conhece bem a Comissão, tendo sido nomeado secretário-executivo do Comitê Nacional Cabo-verdiano da Memória do Mundo e, recentemente, membro do Conselho Consultivo Internacional do Programa Memória do Mundo da Unesco.

Augusto Veiga manifestou “total confiança” em José Évora para dar continuidade ao trabalho realizado até agora. 

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

jorge lopes
3 days 14 hours

Chega de tretas. A sério. Este teatrinho de acusações sobre “manuais secretos”, “estratégias de guerra suja” e ...

djonsa
4 days 8 hours

Ah, estas megaoperações com nome pomposo — “Plano Operacional Verão 2025 em Segurança” — são mesmo o equivalente ...

jl
4 days 14 hours

E lá vêm eles outra vez com os planos públicos de “segurança”, com nomes sonantes como “Verão Seguro 2025”, chei ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos