segunda-feira, 07 julho 2025

A ATUALIDADE

Produtora do filme “Pirinha” saúda “grande vitória” pela conquista do “Grand Prix de la Critique" no Senegal

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A produtora do filme “Pirinha”, Emilia Wojciechowska, da Korikaxoru Films, considerou hoje que conquistar “Grand Prix de la Critique”, em Saint-Louis (Senegal), é uma “grande vitória” e “motivo de orgulho”.

"Esta é uma grande vitória e um motivo de orgulho, porque sempre que participamos em qualquer festival internacional não representamos apenas a Korikaxoru e o nosso projecto, mas também Cabo Verde”, disse à Inforpress.

Segundo afirmou, os festivais no continente africano têm um “significado especial” e sublinhou que esta é uma conquista que os deixa “muito orgulhosos”.

Emilia Wojciechowska destacou a importância do reconhecimento de “Pirinha” na categoria de documentário e explicou que o filme não se encaixa no formato clássico de documentário ao abordar um tema complexo, como a viagem ao passado de uma jovem mulher para resgatar os traumas do abuso sexual infantil.

"’Pirinha’ é um documentário criativo que, ao misturar elementos narrativos e estéticos, conquistou o reconhecimento do júri pela sua originalidade, sensibilidade e força emocional. A abordagem inovadora do filme permite uma maior liberdade criativa, quebrando as limitações dos documentários tradicionais”, sustentou.

No último sábado, 03, o filme “Pirinha”, dirigido por Natasha Craveiro e produzido por Emilia Wojciechowska, foi premiado com o prestigiado Grand Prix de la Critique no Festival Internacional de Cinema de Saint-Louis, Senegal.

O evento, conhecido por ser um dos maiores festivais de documentários do continente africano, destacou o trabalho da produtora e de toda a equipa da Korikaxoru Films, não apenas pela qualidade artística, mas também pela abordagem inovadora e sensível do tema.

O filme, que teve a sua estreia em Maio de 2024, já foi seleccionado para mais de 20 festivais internacionais de cinema e foi distinguido com alguns prémios, de destacar o Prémio de Melhor Filme de Direitos Humanos na 32ª Edição do Festival Ecocine no Brasil.

Neste mês, o filme representará Cabo Verde na Polónia, no Festival dos Países de Língua Portuguesa Maré, e na Mostra de Cinema em Língua Portuguesa nos PALOP.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 13 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
3 days 19 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 7 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos