domingo, 14 setembro 2025

A ATUALIDADE

UNESCO insere arquivo do cientista brasileiro Carlos Chagas na "Memória do Mundo"

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) anunciou a inserção do arquivo do médico e cientista brasileiro Carlos Chagas no registo internacional do programa "Memória do Mundo".

Este reconhecimento, anunciado na sexta-feira, ocorreu nas vésperas do Dia Mundial da Doença de Chagas, que se assinalou segunda-feira e cuja descoberta do ciclo completo da doença, em 1909, se deveu à pesquisa conduzida pelo cientista.

Segundo comunicado da Fundação Oswaldo Cruz, o arquivo reúne centenas de documentos, que retratam a trajetória do cientista, a história da saúde pública no Brasil e os primeiros esforços de institucionalização da ciência no país.

"São correspondências, manuscritos de artigos científicos, relatórios de expedições médicas, registos fotográficos e materiais administrativos produzidos ao longo de sua atuação no Instituto Oswaldo Cruz e no Departamento Nacional de Saúde Pública (DNSP), entre outras atuações", lê-se no comunicado.

Desde 2008, o conjunto que documenta a trajetória profissional e pública de Chagas, faz parte do programa "Memória do Mundo".

Com este novo reconhecimento, o arquivo passa a compor o grupo de 11 documentos com a chancela do registo internacional da UNESCO, algo que, segundo a Fundação, é um "feito bastante simbólico, diante da atual relevância global da Doença de Chagas como problema de saúde pública".

Para Aline Lacerda, assessora da vice-diretoria de património cultural e divulgação científica da Casa de Oswaldo Cruz, e organizadora do dossiê de candidatura, um dos maiores riscos a que um acervo está exposto é a invisibilidade. “Esse reconhecimento aciona contrapartidas, que promovem mais visibilidade e, consequentemente, mais recursos para a sua salvaguarda”, afirma.

Criado em 1992, o programa "Memória do Mundo" da UNESCO visa preservar o património documental da humanidade, promovendo a sua proteção contra o esquecimento, a deterioração e a destruição. É uma instância legitimadora, que reconhece e garante valor a acervos, acionando, nesse processo, várias categorias de especialistas para análise das candidaturas.

A inclusão do arquivo de Carlos Chagas no registo internacional da UNESCO, refere a Fundação Oswaldo Cruz, significa que é preciso reconhecer o valor da ciência não apenas no laboratório, mas também na história.

A Semana com Lusa

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
1 day

Dja manshe oi nhas povo Cabo Verde e mesmo complicado nao que fazer com isso sr, Sofre calado, Oprezidente que nos temos nao ...

Terra
1 day

Hahah Ropa sujo ta labado dento casa? promero urgente e politicos dentro de stado ki fazę kel ki nhos cre Hahah? Coitado ten ...

Terra
2 days 15 hours

Em nome de Deus nho djudano compo nó terra para todos nos segundo eo nosso desejo pa trano des pecado dos políticos que es ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos