Cabo Verde celebra hoje o Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz, e o ministro do Desporto, Carlos Monteiro, aproveitou para destacar os ganhos do sector e dos investimentos alocados.
Em entrevista à Inforpress, Carlos Monteiro referiu-se à importância da prática da actividade física no combate ao sedentarismo e na prevenção de doenças, sublinhando que o desporto também desempenha um papel crucial na inclusão social, na igualdade de género e no empoderamento dos jovens.
“Quando falamos do desporto no contexto do desenvolvimento e da paz, estamos a falar de inclusão social, igualdade de género e empoderamento dos jovens, elementos essenciais para a construção de uma sociedade mais justa”, afirmou Monteiro.
O ministro destacou o compromisso do Governo com a massificação do desporto, por meio de programas como Bolsa Atleta e Bolsa de Iniciação Desportiva, com o objectivo de democratizar o acesso ao desporto para crianças e adolescentes, principalmente em famílias vulneráveis.
“A nossa meta é garantir que os mais jovens tenham acesso à prática desportiva, independentemente da sua condição socioeconómica. Investir no desporto é investir no futuro da nossa sociedade”, afirmou Carlos Monteiro.
No entanto, o ministro reconheceu que o país ainda “está distante” dos níveis ideais de investimento no sector, apesar dos avanços dos últimos anos.
“Temos conseguido alocar investimento para as seleções e atletas, com destaque para os Jogos Olímpicos e campeonatos mundiais. Nos Jogos de Paris 2024, por exemplo, Cabo Verde esteve presente com 67 participações internacionais financiadas pelo Estado”, revelou o ministro.
O governante destacou também a importância desses investimentos para a formação e visibilidade dos atletas, ao lembrar que o país já participou de 33 campeonatos mundiais e 26 campeonatos africanos nos últimos anos.
Segundo a mesma fonte, o Governo planeia intensificar o apoio para qualificações em 2025, incluindo a Copa Africana das Nações (CAN) e o Campeonato do Mundo de Futebol.
A seu ver, o investimento contínuo no desporto visa não apenas melhorar a formação de atletas, mas também promover uma sociedade “mais saudável, inclusiva e igualitária”, com o desporto como ferramenta de desenvolvimento e paz.
Carlos Monteiro falava no âmbito da celebração do Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento assinalado hoje.
A data foi instituída pela ONU, em Agosto de 2013, dia em que se iniciou a primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna, em Atenas, em 1896.
Em 2014 celebrou-se pela primeira vez o Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz com a realização de colóquios, eventos desportivos e homenagens a desportistas, entre outras actividades relativas ao desporto e à paz.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments