O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, anunciou hoje que Timor-Leste será o país anfitrião do encontro dos ministros dos Negócios Estrangeiros do g7+, em abril.
"Nos dias 11 e 12 de abril, terá lugar a conferência ministerial do g7+, com a participação de representantes de 14 países para discutir desafios e objetivos a alcançar", afirmou Xanana Gusmão, após uma reunião semanal com o Presidente timorense, José Ramos-Horta, no Palácio Presidencial, em Díli.
O g7+ é um fórum no qual os países membros procuram influenciar o discurso global sobre paz, estabilidade e resiliência, bem como definir ações conjuntas para atingir aqueles objetivos.
"Queremos analisar os sucessos alcançados e os desafios que ainda persistem, especialmente nos países mais afetados por problemas complexos", salientou Xanana Gusmão, acrescentando que é necessário reforçar ainda mais a atuação do g7+.
O evento será realizado em Díli para assinalar o 15.º aniversário da criação da organização intergovernamental g7+, que foi oficialmente estabelecida em 2010, precisamente na capital timorense.
Afeganistão, Burundi, República Centro-Africana, Chade, Comores, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Guiné-Conacri, Guiné-Bissau, Haiti, Libéria, Papua-Nova Guiné, São Tomé e Príncipe, Serra Leoa, Ilhas Salomão, Somália, Sudão do Sul, Timor-Leste, Togo e Iémen são os Estados-membros que fazem parte do g7+.
A Semana com Lusa
Terms & Conditions
Report
My comments