domingo, 16 março 2025

A ATUALIDADE

Pesca/Parlamento: Governo propõe "navegação conjunta" para armadores internacionais empoderarem armadores nacionais

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Governo anunciou esta quarta-feira, no parlamento, durante o debate sobre o acordo de pesca com a União Europeia (UE), que vai propor aos parceiros que armadores internacionais “naveguem junto” com nacionais com o propósito de os empoderar.

Assunto a ser levado, segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros, José Filomeno, ao Fórum Global Gateway, a ser realizado no dia 13 de Junho.

“Um dos nossos desafios é conseguir pescar junto dos parceiros, e empoderar os nossos armadores, e, para isso, anunciou que está previsto um fórum no dia 13 de Junho da Global Gateway onde vamos convidar os armadores nacionais e vamos promovê-los aos armadores internacionais para navegarmos juntos”, garantiu o ministro dos Negócios Estrangeiros.

José Filomeno fez este pronunciamento ao discursar no parlamento sobre o acordo de pesca entre a União Europeia e Cabo Verde, numa interpelação proposta pelo grupo parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD, poder).

Ao tecer esclarecimentos sobre o acordo de pesca, destacou também que o acordo não só é fiscalizado pelo Cosmar, mas tem também mecanismos de autorregulação, indicando que cada barco licenciado é “obrigado” a reportar a quantidade pescada e da espécie que pescou, sob pena de sofrer “multas avultadas”.

Por sua vez, o deputado do MpD Paulo Veiga disse que um acordo desta natureza apresenta “inúmeras vantagens” para Cabo Verde, tanto no curto como no longo prazo.

“Destacam-se reforço das receitas públicas, a compensação financeira recebida contribui diretamente para o Orçamento do Estado, permitindo investimentos estratégicos em sectores fundamentais para o desenvolvimento do país”, elencou o deputado do MpD.

Para a União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição), o acordo de pesca deveria “ir mais além”, com mais emprego para os marinheiros e com possibilidade de escala do pescado em Cabo Verde.

“E neste caso estamos a pedir ao Governo que os recursos mesmo sendo poucos que sejam canalizados ao sector da pesca nacional. Já é tempo de termos no país infraestruturas relevantes, nomeadamente a pesca industrial para que possamos realmente criar riquezas”, mencionou o deputado João Santos Luís.  

Por outro lado, o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), através do deputado Francisco Pereira, entende que o acordo de pesca tem que estar alinhado com os princípios de desenvolvimento sustentável e estabelecendo limites para a captura de pesca e que tenha benefício aos cabo-verdianos.

Alegou que o seu partido não é contra o acordo de pesca, mas propôs que seja acompanhado por estudos que demonstrem a sustentabilidade de recursos.

“Propomos que seja implementado um sistema de fiscalização eficaz de forma a não prejudicar o equilíbrio ecológico, e que as receitas deveriam ser canalizadas juntos da comunidade piscatória” referiu o deputado do PAICV.

 

A Semana com Inforpress

JCF
Parlamento-de-Deficientes-Mentais Entrega os Recursos do Mar de Bandeja e Ainda Chama Isso de “Empoderamento”
Mas que espetáculo de palhaçada legislativa! O Parlamento cabo-verdiano, essa autêntica cooperativa de imbecis de utilidade pública, voltou a dar show ao discutir o acordo de pesca com a União Europeia. Se incompetência fosse um peixe, esta casa legislativa já teria esgotado os oceanos.

Agora vêm com esta grande ideia de "navegação conjunta" com armadores internacionais, supostamente para empoderar os armadores nacionais. Empoderar como? Sendo empregados de luxo nos próprios mares que pertencem ao país? Vão chamá-los de capitães de honra nos barcos estrangeiros que saqueiam os nossos recursos? Mas o melhor de tudo é que chamam isso de estratégia nacional.

Mas não fiquemos por aqui. O ministro dos Negócios Estrangeiros, José Filomeno, surge com o brilhantismo de sempre para nos esclarecer que o acordo é fiscalizado e que os barcos são “obrigados ” a reportar a quantidade pescada. Claro, porque os barcos internacionais são conhecidos mundialmente pela sua honestidade e compromisso ambiental. Se o senhor ministro ainda acredita no Pai Natal dos Mares, talvez devêssemos perguntar ao Senegal, à Mauritânia e até mesmo à Guiné-Bissau se estes acordos de pesca beneficiaram os seus próprios armadores ou apenas serviram para deixar as águas nacionais mais vazias do que as cabeças deste parlamento.

A União Europeia deve estar a morrer de rir. Sentam-se à mesa com os nossos “represent antes” e dizem:
➡️ "Vamos pescar no vosso mar e damos-vos uns trocos."
➡️ "Vamos dar-vos uns cargos de fachada para fingirem que ainda controlam alguma coisa."
➡️ "E, claro, fiquem tranquilos, que vamos reportar direitinho o que pescamos… confiem em nós."

E os idiotas do parlamento, em vez de exigir frota própria, fiscalização real, exportação nacional e fábricas para processar e vender o nosso próprio pescado, assinam de cruz, batem palmas e ainda aparecem na televisão para nos explicar como este é um “grande passo” para a economia nacional.


Se houvesse um prémio Nobel para a traição dos interesses nacionais, o Parlamento de Cabo Verde estaria no topo da lista todos os anos.

A única coisa que falta neste espetáculo de idiotas úteis é um número musical no final da sessão, com os de******dos a cantar em coro:
🎶 "Dai-nos migalhas, , ó senhores do mar, porque governar, nós não sabemos cá!" 🎶

Ridículo. Se Cabo Verde fosse um navio, este parlamento seria o iceberg.

0
Terra
claro
Deve ser fiscalizado antes de sair de Cabo Verde tb o dinheiro de contracto deve ser investido nos coitados de Cabo Verde nao nos políticos/ opromero e fornecer os coitados com o barcos e depois, Politicas dos partido ja esta claro MPD e PAICV e campion onde esta o tal Calu?Ulicis e campion?
0

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

JCF
1 day 20 hours

Mas que espetáculo de palhaçada legislativa! O Parlamento cabo-verdiano, essa autêntica cooperativa de imbecis de utilidad ...

Janira Caipira
1 day 20 hours

Ah, sim… O grande Jorge Carlos Fonseca, agora numa nova missão messiânica para salvar a democracia! Depois de nos deixar ...

Terra
2 days 11 hours

Povo cre sabe sobre morte fria do Amadeu? Brucracia dos politicos na Cabo Verde?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos