sábado, 22 fevereiro 2025

A ATUALIDADE

Brava será “a primeira ilha sustentável de Cabo Verde” - afirma embaixador do Luxemburgo

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O embaixador do Luxemburgo em Cabo Verde anunciou esta quinta-feira que a unidade de dessalinização 100% solar da Brava, um investimento de cerca de 7 milhões de euros, será inaugurada este ano, transformando o abastecimento de água na ilha.

“O projecto permitirá a Brava dispor de um abastecimento sustentável de água potável, garantindo o acesso 24 horas por dia e mantendo os custos sob controlo graças à energia solar, Este projeto emblemático inscreve-se plenamente na visão de fazer da Brava a primeira ilha sustentável de Cabo Verde e esperamos poder inaugurá-lo em breve”, referiu Jean-Marie Frentz.

O diplomata falava à imprensa, à margem da IV reunião do Comité de Pilotagem do Programa Água e Saneamento que decorre no quadro do Programa Indicativo de Cooperação “Desenvolvimento – Clima- Energia” Cabo Verde – Luxemburgo (2021-2025).

O Programa Água e Saneamento, com 48 meses de duração, teve início a 15 de Fevereiro de 2022, com a assinatura do mandato de execução, com base nas acções de continuidade definidas na primeira versão do Documento Técnico e Financeiro (DTF) e visa promover o acesso dos cabo-verdianos aos serviços de água e saneamento, melhorando a sua qualidade e sustentabilidade.

Avançou que o projecto, considerado emblemático no actual Programa Indicativo de Cooperação Cabo Verde - Luxemburgo, representa “um grande desafio” tecnológico e logístico numa ilha isolada e terá o compromisso do Grão-Ducado na “boa gestão e o bom funcionamento” da unidade.

O embaixador destacou que o projecto teve investimentos na gestão da água e saneamento, incluindo a criação de empresas, em Santo Antão e São Nicolau, reabilitação de infraestruturas e capacitação, visando tornar o setor mais sustentável, eficiente e economicamente viável.

Para 2025, está prevista a renovação das casas de banho de 51 escolas, no âmbito do projecto PROMOSAN, que já beneficiou 100 escolas em todo o país, mas sublinhou que o projecto anteriormente gerido pela agência LuxDev, passará agora a ser implementado directamente pelas autoridades cabo-verdianas.

A nível da água, apontou a formalização da empresa Águas de São Nicolau, “um passo essencial” para o desenvolvimento da ilha, mas afirmou que a constituição do capital social da empresa ainda precisa ser finalizada para garantir sua viabilidade e permitir a concretização dos investimentos planeados.

Outro projecto a ser concluído ainda este ano, segundo Jean-Marie Frentz, é a reabilitação da rede de saneamento do Tarrafal, que visa apenas ampliar o acesso dos munícipes aos serviços de saneamento, mas também criar as condições para a reutilização das águas residuais na agricultura, promovendo um uso mais sustentável dos recursos hídricos.

O diplomata sublinhou ainda a necessidade de uma “melhor coordenação” entre o Governo, as organizações intermunicipais e parceiros internacionais, como Japão, Portugal e Luxemburgo, para “garantir coerência e complementaridade” nas acções do sector da água e saneamento.

Por seu turno, o ministro da Agricultura, Gilberto Silva, destacou a importância deste programa, não só pelos seus resultados, mas também pelos recursos disponibilizados.

“Estamos a falar de 17,4 milhões de euros, (cerca de 1,9 mil milhões de escudos) investidos, não só em infraestruturas de rede, de mobilização de água, de melhoria da qualidade de água, aposta considerável nas energias renováveis, para aumentarmos, de facto a contribuição de energias limpas e, ao mesmo tempo, reduzir os custos com a produção e distribuição de água em Cabo Verde.”, apontou.

O ministro adiantou que em 2025 será necessário executar mais de 35% dos recursos financeiros previstos, destacando que o programa está numa fase avançada de implementação.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Analista Cololo
5 days 3 hours

A grande questão aqui é a dualidade de critérios quando se trata da proteção de dados e segurança nacional. Se países ...

Analista Cololo
6 days 6 hours

Prezado Emerson, estás a confundir o povo brasileiro com o cabo-verdiano ou achas que esta farsa digital é uma epidemia uni ...

Analista Cololo
6 days 6 hours

O FMI a dar lições sobre transportes a Cabo Verde é como um pirómano a sugerir medidas de prevenção de incêndios. O me ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos