O Presidente da República reconheceu quinta-feira os avanços no combate à corrupção, ressaltando a posição de Cabo Verde como o país com a menor percepção de corrupção dentro da CPLP, mas enfatizou a necessidade de melhorias contínuas.
"É um dado importante que Cabo Verde seja considerado, no quadro da CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa], o país com a percepção mais baixa da corrupção", afirmou em declarações à imprensa, à margem de uma visita que efectua a ilha de Santo Antão.
No entanto, o chefe de Estado sublinhou que, apesar dessa conquista, o país deve continuar a trabalhar para melhorar ainda mais os seus indicadores e aproximar-se de nações com altos padrões de governança, como os países nórdicos.
Para o Presidente, Cabo Verde encontra-se numa boa posição de partida, mas a meta é avançar para um modelo de gestão mais eficiente e íntegro.
"Nós temos de continuar a trabalhar para melhorar os nossos indicadores e sermos um país onde haja total integridade", enfatizou.
O Presidente mencionou ainda a importância de criar e aplicar medidas mais concretas, como a implementação de uma lei de responsabilidade territorial, que visa garantir uma gestão mais transparente e democrática dos solos, além de assegurar reservas para o desenvolvimento industrial e de energias renováveis.
Defendeu também a criação de uma lei de responsabilidade financeira, com o objectivo de evitar comprometimentos futuros na gestão das finanças públicas, tanto a nível local como nacional.
"Devemos, por exemplo, tomar um conjunto de medidas em relação aos concursos públicos, em relação à gestão territorial e ao rigor em alguns procedimentos", afirmou José Maria Neves, reforçando que a transparência e o rigor são fundamentais para um país mais justo e com uma boa governança.
Cabo Verde foi considerado na terça-feira, 11, o país da CPLP mais bem colocado no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) de 2024 divulgado pela organização não-governamental Transparência Internacional.
De acordo com o relatório - em que foram avaliados e posteriormente classificados 180 países entre 0 (percepcionado como muito corrupto) e 100 pontos (muito transparente) -, Cabo Verde, com 62 pontos, é a nação com melhor classificação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), seguida de Portugal, com 57 pontos.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments