A FAO em Cabo Verde doou a Uni-CV um acervo de cinco mil peças, incluindo livros, estudos e relatórios técnicos, para apoiar a disseminação de conhecimento a nível da segurança alimentar, nutrição, agricultura, meio ambiente e economia azul.
O acto simbólico de doação, que visa apoiar a formação de estudantes, docentes, e investigadores e toda a comunidade académica da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), aconteceu hoje de manhã, na mediateca do Campus Universitário de Palmarejo Grande, na cidade da Praia.
Na ocasião, a representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Ana Touza, considerou que a doação é um contributo da representação de Cabo Verde para essa estratégia global da FAO de disseminação de conhecimento.
Explicou que o acervo reflecte a cooperação com Cabo Verde desde a independência, abrangendo projectos e programas nas áreas de desenvolvimento sustentável, agricultura e floresta, pesca e segurança alimentar.
O material doado, segundo a representante, vai contribuir para apoiar a formação de estudantes, docentes e investigadores, promovendo o acesso a recursos actualizados e de qualidade para ensino e investigação.
Para Ana Touza, esta parceria visa fortalecer os laços com a Uni-CV, incentivando a partilha de conhecimento e práticas inovadoras voltadas para o desenvolvimento sustentável e cultural e estará também disponível para consulta pública através do repositório global da FAO, digitalizado em parceria com o Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde (IANCV).
“A FAO fez e tem feito estudos em Cabo Verde em diversas áreas, e há muito conteúdo e informação chaves para o desenvolvimento do país, e com a grande parceria desenvolvida com a universidade, achamos que não pode ficar em melhores mãos a nossa história de trabalho aqui em Cabo Verde”, considerou.
Ana Touza, que está no fim da sua missão, expressou o seu agradecimento à Uni-CV pelo compromisso com o fortalecimento desta colaboração, reafirmando a disponibilidade da organização continuar a dinamizar o ambiente académico e contribuir para o desenvolvimento das ilhas.
Por seu turno, o reitor da Uni-CV, Arlindo Barreto, destacou que esta doação representa um “recurso valioso”, uma vez que reúne publicações da cooperação entre Cabo Verde e a FAO, e permitirá analisar a evolução das áreas de agricultura, pesca e meio ambiente
"É algo importantíssimo, considerando que são acervos que vêm desde os anos 70 e que, numa perspectiva de investigação histórica, ajudam a entender a evolução que se operou no país", afirmou.
Segundo o reitor, a universidade dispõe de espaços adequados para que os investigadores, estudantes e especialistas possam explorar este acervo.
Arlindo Barreto destacou ainda a colaboração contínua da representante da FAO, e expressou o desejo de manter esta parceria, mesmo no fim da sua missão em Cabo Verde.
"Esperamos que a nossa colaboração possa continuar. Temos projectos em curso e esperamos dar continuidade a essa colaboração mesmo à distância", concluiu.
O acervo bibliográfico foi digitalizado em parceria com o IANCV, seguindo as normas internacionais de descrição arquivística e, oportunamente, estará disponível para consulta pública através do repositório da FAO.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments