sábado, 22 fevereiro 2025

A ATUALIDADE

Ações das siderúrgicas chinesas caem após Trump adotar taxas generalizadas

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

As siderúrgicas chinesas registaram esta terça-feira quedas generalizadas no mercado bolsista, depois de o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter assinado ordens executivas para impor taxas generalizadas de 25% sobre as importações de aço e alumínio.

Na Bolsa de Valores de Xangai, a maior siderúrgica do país, a Baosteel, perdeu 0,14%, e a Shandong Iron and Steel 2,05%. Na outra grande praça financeira da China continental, Shenzhen, as empresas do setor Jiangsu Shagang (-0,33%), Angang Steel (-1,63%), HBIS (-1,81%) e Hunan Valin (-2,63%) também registaram perdas.

Em Hong Kong, o produtor de alumínio China Hongqiao caiu 0,15%. A única empresa que a ultrapassa em dimensão no seu setor, a Chinalco, caiu 0,79%.

A China é o maior exportador mundial de aço, com mais de 100 milhões de toneladas em 2024, mas os Estados Unidos não figuram entre os seus principais compradores, uma vez que o país apenas comprou cerca de 1,8% do total das suas importações ao país asiático, segundo a base de dados estatísticos comerciais das Nações Unidas Comtrade.

No que respeita ao alumínio, 3% do total das importações provêm da China.

No entanto, alguns relatórios também apontam para a importância do comércio através de países terceiros, como o Canadá e o México.

O antigo presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou em julho passado que iria impor taxas de 25% sobre o aço e de 10 % sobre o alumínio importados do México se não se pudesse provar que tinham sido fundidos no seu território.

Num relatório publicado após a vitória eleitoral de Trump, a empresa de consultoria local MySteel observou que alguns exportadores de aço chineses estavam preocupados não só com as taxas dos EUA, mas também com o efeito de contágio, apontando especificamente para possíveis novas taxas noutros territórios, como o Canadá ou a União Europeia.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Analista Cololo
5 days 3 hours

A grande questão aqui é a dualidade de critérios quando se trata da proteção de dados e segurança nacional. Se países ...

Analista Cololo
6 days 5 hours

Prezado Emerson, estás a confundir o povo brasileiro com o cabo-verdiano ou achas que esta farsa digital é uma epidemia uni ...

Analista Cololo
6 days 6 hours

O FMI a dar lições sobre transportes a Cabo Verde é como um pirómano a sugerir medidas de prevenção de incêndios. O me ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos