A edição 2024 das festividades do Dia do Município de Santa Catarina do Fogo vai prestar homenagem ao produtor, músico e compositor Alberto Fernandes, mais conhecido por “nhonhô de Queitana” originário de Figueira Pavão.
O presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo, Alberto Nunes, disse que a homenagem a este santa-catarinense, emigrado nos Estados Unidos da América, é o reconhecimento pela sua contribuição ao desenvolvimento da cultura e lamentou o facto de o homenageado não poder estar presente na cerimónia por razões de saúde.
Alberto Fernandes, segundo uma nota da edilidade de Santa Catarina do Fogo, como muitos cabo-verdianos, sonhava com uma vida de oportunidades no exterior e cedo o concretizou, emigrando para os Estados Unidos onde construiu uma carreira notável, tanto como músico quanto como empresário, dedicando-se a valorizar e promover a rica cultura musical de Cabo Verde.
Sua paixão pela música tornou-se evidente em 1989, quando iniciou sua trajetória musical na icônica banda “Island Dreams” (Sonhos das Ilhas, em português) onde deu os seus primeiros passos como baixista.
Em 1992 fundou, juntamente com Vargas, Filipe e Sandro, a banda Kreation, destacando-se não apenas como um dos fundadores, mas também como manager da banda que se tornou um marco na cena musical, graças à sua liderança e talento.
Para ampliar as suas contribuições ao mundo da música criou o “Kreation Som Estúdio” um espaço inovador onde produziu tanto as suas músicas quanto as de diversos artistas, consolidando a sua influência na indústria musical.
O seu primeiro álbum “Flado Fla” foi amplamente aclamado e conquistou admiradores e solidificou sua reputação como artista de renome.
Nhonhô de Queitana desempenhou um papel crucial ao abrir portas para jovens artistas cabo-verdianos, inspirando e promovendo o crescimento da música e da cultura de Cabo Verde nos Estados Unidos, destacou a Câmara Municipal de Santa Catarina na sua página, ao fazer referência à homenagem, e lembrou que a banda Kreation se apresentou em diversos palcos internacionais, incluindo a Europa, e participou de eventos de prestígio em Cabo Verde.
A homenagem, segundo a publicação da edilidade de Santa Catarina do Fogo, é “um tributo à sua dedicação, contribuição e amor pela música e cultura cabo-verdianas”, mas também este reconhecimento é um testemunho do impacto duradouro que ele teve na sua comunidade, tanto como artista quanto como cidadão exemplar.
Já o festival de Santa Catarina do Fogo 2024, que este ano decorre dentro do período de campanha eleitoral, será realizado de 22 a 25 de Novembro sob o lema “nos guentis, nós stória e nós kultura” (nossa gente, nossa história e nossa cultura, em português) e visa celebrar o que há de mais autêntico na cultura e história do município.
Apesar de coincidir com a campanha, o edil de Santa Catarina espera o envolvimento da comunidade e de muitos emigrantes já que a festividade é um momento de vivenciar a energia e a tradição do município.
Além de grupos e artistas locais, foram confirmadas as presenças do grupo Ferro e Gaita e dos artistas Garry e Hélio Batalha.
A nível desportivo estão abertas inscrições para as provas de atletismo, em seniores masculino e feminino, e de ciclismo.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments